Eleições

Opinião independente: Serra e Dilma calculam mal o twitter

Publiquei no twitter que os candidatos José Serra e Dilma Rousseff estão avaliando mal as redes sociais, especialmente o tal twitter. Serra crê que lhe bastam as aparições madrugadeiras, respondendo aos elogios e passando por cima dos questionamentos, numa “conversa de comadres”. Já Dilma acredita em tudo o que lhe contam: “estamos bombando na rede social e vamos ganhar a eleição”.

Não duvido que Dilma vai ganhar esta eleição – e ainda no primeiro turno. Mas me dói, sendo eu uma pessoa que pensa e que usa as redes sociais, ver cálculos tão malfeitos.

As redes sociais, especialmente o twitter, são emuladores de simpatizantes, servem ao discurso mas não são ferramentas de sedução. Até porque, no caso do twitter, não dá tempo, não há como, em 140 caracteres ou espaços, debater ou superar uma questão. O twitter serve para entabular conversas, veicular as defesas (e ataques) que estão publicados em outros sites/blogs, marcar presença no debate. Mas disso um e outro dispõem e podem fazer. A rede serve tanto a Serra quanto a Dilma neste aspecto.

O que os diferenciaria seria a presença pessoal, o charme de ter o próprio candidato ali, respondendo, postando, opinando, fazendo campanha. Serra só entra na (alta) madrugada e responde aos seus. Mi festa su festa, nada mais. Dilma está cada vez mais esporádica (três a quatro tweets/dia), crendo que a militância ganhou por ela na internet. Ledo engano. Dos dois.

Ou se está ou não se está. Por isso eu digo: certos estão Wagner, que nem aparece no Twitter e Ana Júlia, que usa o twitter o dia todo e não deixa passar um assunto de interesse popular sem opinião. Nem de madrugada, nem esporádica. Ou se está ou não se está. Fora daí é conversa para boi comer.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s