Eleições

Pará: pesquisa LCP/UFPA/Veritate aponta para 2º turno

Motivo de preocupação de peemedebistas (porque poderia mostrar, como mostrou, que a cassação da candidatura de Jader Barbalho ao Senado teria efeito devastador sobre os números que o peemedebista ostentava desde os 50% do Ibope) e para a campanha da governadora Ana Júlia (porque poderia indicar que a fatura estava liquidada em favor de Simão Jatene, do PSDB), a pesquisa realizada pelo Laboratório de Ciência Política da UFPA e pelo instituto Veritate trouxe os primeiros números públicos depois do levantamento do Ibope publicado no mês passado.

Na pesquisa atual, Jatene está à frente de Ana Júlia 17 pontos percentuais. Tinha gente achando que a diferença passaria de 20 pp. Infelizmente, para o PT, o candidato do PMDB não chega à casa dos dois dígitos e patina em ínfimos 5,6%, segundo a pesquisa LCP-UFPA/Veritate. Esse dado, se confirmado, é muito ruim para a candidatura de Ana Júlia. Significa que para garantir o segundo turno o PT terá que torcer para que Juvenil suba mais uns 4 a 5 pontos percentuais e que Ana Júlia cresça, no mínimo, o mesmo tanto, torcendo para que Jatene fique onde está.

O blog Bilhetim, do professor Edir Veiga, da UFPa, informou que a pesquisa ouviria 1.600 eleitores em todo o estado. O dado não foi confirmado ainda, mas sendo este o número de entrevistas feitas, descartando as respostas “Nenhum/branco/nulo”, sobrariam 1.413 entrevistados, aí os números mudam, como visto abaixo, sinalizando fortemente que o segundo-turno deve acontecer na eleição do Pará. Claro que os cálculos são menos simplistas do que fiz e quando feitos de forma mais técnica e com os dados certos mostrarão outros números, mas, ainda assim, creio que percentual de votos válidos continuará dizendo que Jatene passa para o segundo-turno na frente, mas Ana Júlia terá a oportunidade de uma nova disputa.

À primeira vista o 2º turno está garantido no Pará

Clique no link para ver as tabelas incluindo intenções de voto para senador: Tabelas Pará UFPa

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s