Eleições

Não é certo afirmar que campanha no Pará acaba no 1º turno

Leitura feita pelos sites O Paraense, dirigido pelo jornalista Ronaldo Brasiliense, e Bilhetim, do professor Edir Veiga, considera que a eleição no Pará deve ser decidida no primeiro-turno. Ambos fazem uma conta de chegada: somam todos os votos dados aos adversários de Jatene e os subtraem das intenções de votos do tucano. Para os dois, a diferença de 9 pontos percentuais a favor de Jatene encerra a conversa. Penso diferente. E, sem qualquer questionamento sobre a credibilidade da pesquisa LCP-UFPA-Veritate, prossigo:

Há pelo menos três fatores – os segundos baseados no primeiro – que os dois analistas não levaram em conta, se bem que o professor Edir Veiga, faz ressalva bastante próxima. 1. A pesquisa aponta mais de 14,1% de indecisos e mostra que 11,7% dizem que vão anular, não votarão em ninguém, etc. O próprio professor Edir, em seu blog, lembra que o percentual histórico dos votos nulos no Pará não passa de 6%, isso menos 11,7% dá 5,7%. Então, sem querer ser simplista, mas cumprindo a obrigação de ver todos os cenários, teríamos os 14,1% de indecisos mais 5,7%, total de 19,8%, que ainda podem votar em qualquer dos candidatos, inclusive Ana Júlia.

2. A propaganda eleitoral vai até o dia 30 de setembro e muito ainda pode ser dito. O PT tem muito tempo para programas e inserções. Percebo de certo setor da mídia e da inteligência paraense um entendimento de que nada mais mudará até o fim da campanha, mas quem trabalha com marketing sabe que os efeitos da propaganda na TV nos últimos dez dias podem ser surpreendentes;

3. A pesquisa não captou a visita de Lula e nem a campanha de Ana Júlia teve tempo de potencializar a sua repercussão. E se isso for bem feito tem poder, sim, de  provocar mudanças no cenário.

E nem falemos aqui da margem de erro técnica (2,5 p.p.) e nem dos possíveis erros de captação não-intencionais, algo comum em uma pesquisa feita em um estado tão grande como o Pará e que costuma enganar institutos das mais variadas tendências, qualificações e tamanhos.

O professor Edir escreveu no blog dele que para ter segundo-turno no Pará “todos os demais candidatos teriam de aumentar suas intenções de votos em 9%”, quando, sendo esta a diferença de Jatene para a soma de todos, basta que um deles cresça 9 pontos, ou esse percentual se distribua entre todos, menos Jatene. Claro, as minhas contas e a minha leitura da pesquisa diferem das deles porque comento com a emoção de quem acredita na virada de Ana Júlia. Há muito de torcida. Mas, ela é baseada em possibilidades plausíveis.

Ressalto que para uma eleição ser definida no primeiro-turno um dos candidatos deve ter 50% mais um dos votos válidos. Na conta do Bilhetim, Jatene alcança esse resultado considerando também os indecisos como votos inválidos. Porém, mantendo na conta os indecisos, considerando sensatamente que eles se decidirão até o dia da eleição, Jatene chega a 47%. E nisso, é claro, deve se concentrar a atenção do PT. Se a campanha de Ana Júlia não ganhar mais corpo no interior e o marketing, este principalmente, não achar um tom final, eficiente e eficaz, Jatene pode crescer – logo – mais do que 3 pontos percentuais, rematando a obra antes do dia 3 de outubro.

Cabe aos capas-pretas do PT, os que pensam e decidem, pensar e repensar rápido. Nesta hora algumas coisas se associam fortemente: humildade, coragem, inteligência, velocidade e intrepidez. Humildade para que alguns cedam em suas posições de mando, de direção e admitam que outras opções existem; inteligência para escolher o método; velocidade para não perder o tempo que resta; coragem para mudar o que se está fazendo e intrepidez para arriscar com o que ainda não foi visto.

Para agir não precisa esperar a pesquisa do Ibope registrada no dia 11 de setembro (reg. 30268/2010) e que pode ser publicada a qualquer hora.

SUGIRO LER TAMBÉM: Eleição no Pará. De como duas visitas podem mudar um cenário: http://wp.me/pz7Ck-2Y

Anúncios

6 respostas »

  1. É isso mesmo Giorlando, ontem, inclusive, na hora da apresentação da pesquisa aos integrantes do PPGCP, eu no meio, o Prof. Roberto Corrêa levantou todos esses pontos. Eu concordo com ele, e com as suas colocações e tenho a convicção de que Ana Júlia vai para o segundo turno. Um abraço.

    Curtir

    • Oi, Marise, alegra-me vê-la por aqui. Só desejo que os responsáveis pela campanha do PT, convictos que tomara estejam sobre a passagem de Ana para o segundo-turno, apenas não desconsiderem o risco de tudo se decidir por agora. Precisa humildade, neurônio, tutano e rapidez. Tudo é questão de foco e timming. Um abraço, obrigado pela visita.

      Curtir

  2. mais quatro anos disso que está ai? incompetencia explicita e obras entregues no ultimo ano de “governo”, às pressas? perda dos investimentos da Copa do mundo por pura inexpressao política? doentes de um hospital que era de referencia, agora exportados para um estado como o piauí – que sempre foi um dos mais atrasados do nordeste? DEUS NOS LIVRE! Voces ainda nao sofreram o suficiente? obviamente, jatene nao é a melhor das opções – mas é, claramente, muito mais competente do que a ana julia. alias, já ficou provado que competencia e expressao politica sao palavras que nao fazem parte do dicionario da ana julia. Basta ver o teatro da politica: dilma na verdade nao suporta a ana julia, e nem o lula a vê com bons olhos. mas, na hora do comicio, estao todos lá, se abracando e tecendo elogios. todo mundo sabe disso – e a prova é o pífio “resultado” da propalada “amizade” de ana julia com o lula. só balela…. DEUS NOS LIVRE de mais quatro anos disso…

    Curtir

    • George, sua manifestação é legítima e este blog é respeitoso, mas há um considerável exagero no seu comentário. Eu não faço a mesma leitura, ou, pelo menos, de forma tão rígida. O governo Ana Júlia teve dificuldade, sim; alguns setores se mantiveram deficientes, mas o projeto do qual Jatene faz parte teve 12 anos para realizar muito mais do que Ana Júlia, mas eles não fizeram e ainda passaram os 4 anos do governo dela tentando atrapalhar, inclusive atuando contra a vinda da Copa. Creio que o PT e Ana amadureceram e têm, sim, toda condição de fazer um segundo governo muito superior ao atual e aos anteriores. Esta é minha crença, respeitando totalmente a sua. Como você disse: Jatene não é a melhor as opções.
      No mais, os meus artigos tratam da hipótese de ter ou não 2º turno e neles demonstro minha torcida para que haja, mas, veja não radicalizo nessa preferência. Obrigado pela visita e pelo comentário. Boa sorte. Um abraço.

      Curtir

  3. ana julia teve quatro anos para mostrar a que veio. E a unica forma de um politico do Executivo se afirmar é, justamente, FAZENDO. Ana julia nao fez NADA em tres anos. Quando muito, inaugurou obras do outro governo – que só nao fez isso ele proprio porque nao houve tempo hábil. Tanto que chegava ao ridiculo de incluir em suas propagandas as inumeras obras dos 12 anos do psdb. Foi um governo de trapalhadas e de falsa propaganda. valdir ganzer como secretario foi uma negação. A unica coisa que o pará ganhou foi propaganda negativa. Agora, é época de colher o que ela NAO fez. Entao eu acredito que a voz do povo é a voz de Deus. Se ela nao fez, e só cumulou antipatias, ainda tem a louca pretensao de se reeleger? Santo Deus! é muita disfaçatez! o pt diz que nao acredita em pesquisas – mas sabe reforçá-las no cenário nacional, em que dilma aparece com ampla vantagem sobre o psdb. isso nao é, no mínimo, cômico?

    Curtir

    • Márcia, obrigado pela visita. Não farei comentário sobre sua manifestação por considerar que trata-se de uma posição política e não uma análise dos artigos que escrevi sobre pesquisa. Fique à vontade para comentar sempre que quiser. (Vejo que seu IP é semelhante ao do comentarista anterior, George Costa, vocês usam o mesmo computador ou a mesma rede?). Abraço e vivas à democracia.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s