Anúncios
Eleições Política Baiana Política e Governos PSDB

A blog presidente do PSDB baiano repete Lula e diz que maioria da Câmara dos Deputados é desonesta

O presidente do PSDB da Bahia, deputado federal João Gualberto, afirmou ao blogueiro conquistense Anderson Oliveira que dos 513 colegas da Câmara são honestos de 100 a 150 parlamentares. A entrevista foi gravada na última quinta-feira (10), em áudio, pode ser ouvida no Blog do Anderson. Nela, Gualberto diz que antes de se eleger deputado, em 2014, com 117.671 votos, ouvia falar que “lá tinha muito bandido, muito deputado ladrão” e que ele foi para a Câmara “realmente achando que eram todos e, para minha surpresa, tem uns 100, 150 sérios”. Segundo o presidente do PSDB da Bahia, que comanda um diretório com três deputados federais, ele ficou “feliz de ter encontrado entre 100 e 150 deputados sérios lá”.

Screenshot_2015-09-16-18-47-18[1]
João Gualberto, ao lado de Jutahy Júnior, em recente reunião em Vitória da Conquista.
No final da entrevista, João Gualberto comentou sobre o eventual afastamento do deputado Eduardo Cunha (PMDB) do cargo do presidente da Câmara. “Eu não votei nele para presidente, mas tem feito prestado um serviço à Nação. O PSDB não votou em Eduardo Cunha, nós votamos em Júlio Delgado, mas ele tem feito um papel, não cabe a mim tirar o Eduardo Cunha. Eu fico tranquilo porque não votei nele, então eles que resolvam lá com o PT”.

Questionado se o presidente da Câmara estaria incluído entre os 150 honestos, Gualberto riu e disse que o blogueiro era “demais” e que ele não saberia dizer se Eduardo Cunha estaria na lista dos honestos porque não tem intimidade com ele. “Eu estou falando de alguns amigos (…) ele é o presidente, eu conheço ele só de relação institucional”.

Vale lembrar que Aécio Neves, líder do partido de João Gualberto, teve o apoio de oito partidos no primeiro turno da eleição presidencial, os quais elegeram quase 90 deputados, fora os do PSDB. No segundo turno, vários partidos marcharam com o PSDB de Gualberto, entre os quais PV, PSDC, PSC e a maior parte do PSB, que elegeram mais de 50 deputados. Por baixo, os partidos que apoiaram Aécio contabilizam pelo menos 175 deputados. Considerando que o dirigente do PSDB baiano não tenha muitos amigos entre os deputados dos partidos de esquerda e que apoiam a presidente Dilma Rousseff, mas deve tê-los alguns, talvez ele tenha dificuldade de reconhecer quem é honesto entre os parlamentares que andam com ele e com o seu partido.

E para justificar o título, o ex-presidente Lula, quando foi deputado federal, entre 1991 e 1994, fez uma conta parecida. Ele disse, em 1993: “Há no congresso uma minoria que se preocupa e trabalha pelo país, mas há uma maioria de uns trezentos picaretas que defendem apenas seus próprios interesses”. Pelas contas de Lula sobrariam uns 200 honestos. Foi mais condescendente que João Gualberto ou a Câmara dos Deputados é que piorou muito?

João Gualberto, ao lado de Jutahy Júnior, em recente reunião em Vitória da Conquista.

Anúncios

0 comentário em “A blog presidente do PSDB baiano repete Lula e diz que maioria da Câmara dos Deputados é desonesta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: