Anúncios
Entrevista Itabuna Política e Governos Política Itabunense

Eric Ettinger diz que uma discordância com o prefeito apressou saída da SMS

O secretário de Saúde de Itabuna, Eric Ettinger, que deve entregar sua carta de demissão ao prefeito Claudevane Leite amanhã, respondeu, por e-mail, a perguntas que lhe enviei sobre a sua saída. Embora a pessoas mais próximas Eric tivesse comentado seu desejo de deixar a Secretaria Municipal de Saúde desde julho, ele me disse que a decisão foi tomada há pouco mais de quinze dias e que se tornou irrevogável porque, em conversa com o prefeito na terça-feira (20), Vane teria lhe pedido para fazer algo, com contorno político, que se confrontava com a sua posição técnica. Segundo Ettinger, foi a primeira vez, em 15 meses, que ele e o prefeito tiveram uma discordância.

Mesmo diante de longa insistência, Eric não disse o que o prefeito teria lhe pedido para fazer, mas foi enfático: “Ele queria que fizesse algo que tecnicamente poderia ser penalizado mais tarde”. Veja abaixo as perguntas e as respostas.

Eric acompanhando o prefeito Vane em vistoria a reformas de unidades de saúde. Passado.

Blog: Qual a razão o levou a pedir demissão?

Eric: Pela primeira vez em 15 meses tivemos discordância, e disse para ele que a minha colocação era simplesmente técnica e não poderia deixar a politica sobrepor, pois, senão iria abrir a porteira…

Blog: Qual foi a sua conversa com o prefeito? Foi a conversa que o levou a pedir para sair?

Eric: Já estávamos conversando há alguns dias, sobre o assunto da minha saída e só fiz antecipar, já que o próximo ano é um ano político e com certeza iria haver um embate grande.

Blog: Você queria algo que o prefeito negou (tecnicamente ou politicamente) ou o prefeito lhe pediu algo que você não poderia fazer?

Eric: Ele queria que fizesse algo que tecnicamente poderia ser penalizado mais tarde. Aprendi ao chegar aqui que temos de preservar nosso CPF.

Blog: E não poderia fazer por quê?

Eric: …

 Blog: O que diz da acusação de que favoreceu à SCMI em detrimento do HBLEM?

Eric: Leviana, procurei atender a todos dentro das normas do MS, as quais a SMS possui técnicos competentíssimos … e principalmente a SCMI, pois, sou sabedor que que todos estavam de olhos esperando que cometesse esse erro… É bom destacar que os serviços das 3 unidades hospitalares da SCMI são diferente dos prestados pelo HBLEM.

Blog: Paulo Bicalho teria pedido autonomia para assumir. Você não a teve?

Eric: Não sei informar, pois, Dr. Paulo Bicalho não me passou nada. Quero ressaltar que tive até o momento plena autonomia, caso contrário já teria saído.

Blog: Em que momento sentiu que não era possível continuar?

Eric: Há quinze dias atrás.

Blog: Você volta para a SCMI?

Eric: Não voltarei, creio que já fiz minha contribuição para minha cidade, na filantropia e agora no serviço público. É deixar claro que foram experiências bastante enriquecedoras, só tenho agradecer aos que me deram a oportunidade de servir a minha cidade. 

PAULO BICALHO PREFERE O SILÊNCIO

Também entrei em contato com o presidente da FASI e diretor-geral do Hospital de Base, Paulo Bicalho. Quis saber se ele já tinha sido convidado pelo prefeito e se teria colocado alguma condição para assumir a secretaria de Saúde. Paulo disse que havia chegado (ontem) a Itabuna e que estava tomando pé da situação, apesar de a imprensa local, e um blog em especial, ter publicado detalhes de sua posição no cenário.

Enviei a Paulo Bicalho por whatsapp e e-mail as perguntas que estão no final da matéria. Ele me respondeu por whatsapp:

Giorlando, acabei de chegar em Itabuna, tentei comunicar contigo. Recebeu retorno Whatsapp? Até…

Esclarecido que eu não havia recebido nada, pedi que ele tentasse de novo.

Rapidamente: falo contigo depois. Estive fora do ar quatro dias (menciona um problema de saúde na família). Cheguei a  Itabuna e fiquei sabendo da possibilidade de Eric deixar a SMS. Não tenho ideia concebida a respeito, vamos aguardar. Falamos após inteirar a respeito, ok? Abs, desculpe o momento.

Eu continuei dizendo que o blog Pimenta já havia dado nota com menção a ele, em especial quanto à questão da autonomia, e pedi que, se ele pudesse, falasse dessa parte e se havia disposição dele para assumir.

Vou ainda verificar, mas especulações sempre houveram. Não tive nenhuma notícia nesses dias, pois celular ficou desligado. Mas amanhã tomar as informações necessárias. Abs.

AS PERGUNTAS FEITAS A PAULO BICALHO

Paulo, tudo bem?

Gostaria que você me respondesse algumas perguntas acerca das especulações sobre a sua ida para a Saúde. Publicarei em meu blog. (blogdegiorlandolima.com/).

Você teria afirmado que aceita o cargo de secretário de Saúde se tiver autonomia. Acha que o trabalho de Eric e dos demais foi prejudicado por essa falta de autonomia?

A autonomia a que se refere é financeira ou política? Em qualquer um dos casos, por favor, explique em que situação sentiu que faltou essa autonomia ao secretário que deixa a pasta.

Acha que a falta de autonomia da SMS prejudicou o HBLEM?

Assumindo o cargo você reduzirá os valores pagos à SCMI e os repassará ao HBLEM?

Acha que ainda tem tempo de implantar seu modo de gestão e acabar ou reduzir os problemas no atendimento básico, com apenas um ano para trabalhar?

A saída de Eric tem a ver com as diferenças claras entre o seu modo e o dele de gerir os recursos da Saúde?

Se você sair, quem ficará no HBLEM?

Anúncios

0 comentário em “Eric Ettinger diz que uma discordância com o prefeito apressou saída da SMS

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: