Anúncios
Entrevista Itabuna Política e Governos Política Itabunense Prefeitura de Itabuna

Itabuna: Vane diz que Paulo Bicalho só não será secretario se não quiser

Em entrevista concedida ao blog, por telefone, o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, disse que se o secretário Eric Ettinger entregar a carta de demissão amanhã, como anunciou, ele vai oficializar o convite ao médico Paulo Bicalho, presidente da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna – FASI (que administra o Hospital de Base), para assumir a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O prefeito disse que teve uma conversa com Eric na terça-feira, quando o secretário manifestou a sua vontade de deixar a pasta. Mas, como foi uma conversa sem atrito, segundo Vane, e por Eric estar fazendo um bom trabalho ele ainda tem esperança de que o auxiliar fique à frente da SMS.

Vane considera que Eric Ettinger deixa a secretaria e a área de saúde em uma situação melhor. A avaliação é de que ele foi o melhor dos três secretários que assumiram a pasta em seu governo. “A saúde é um problema nacional, recebe críticas em todo o País, e a crise também reduz os recursos que chegam para o setor, nesse cenário Eric deixa a secretaria bem melhor do que estava”, afirmou o prefeito de Itabuna, acrescentando que a decisão de sair foi pessoal do secretário.

Eric assumiu no dia 4 de julho do ano passado, mesmo dia do aniversário dele. Ficou 15 meses na pasta, um recorde no atual governo.
Eric assumiu no dia 4 de julho do ano passado, mesmo dia do aniversário dele. Ficou 15 meses na pasta, um recorde no atual governo.

Sobre comentários e notas publicados em meios de comunicação da cidade de que a saída de Eric Ettinger teria sido motivada por um conflito de opiniões relacionadas ao contrato com a Santa Casa de Misericórdia e os respectivos repasses, Vane disse que nunca pediu isso ao secretário. “Não pedi para diminuir contrato de nenhum prestador de serviço da área de saúde. Todos os ajustes que vêm sendo feitos considerando a importância e o volume do serviço prestado”.

Segundo o prefeito, por sua determinação, os valores repassados ao Hospital de Base vêm sendo ampliados, em um entendimento envolvendo a Saúde, a Fazenda e a direção do hospital. “Nós estamos botando mais dinheiro no Hospital de Base, na Atenção Básica e na saúde, no geral. Esse investimento chega a 19% este ano, acima da determinação constitucional, que é de 15%. Governos anteriores chegaram a aplicar menos do que isso”, ressaltou Vane.

Eric assumiu no dia 4 de julho do ano passado, mesmo dia do aniversário dele. Ficou 15 meses na pasta, um recorde no atual governo.
Eric assumiu no dia 4 de julho do ano passado, mesmo dia do aniversário dele. Ficou 15 meses na pasta, um recorde no atual governo.

ESCOLHA PESSOAL

O prefeito disse que se Paulo Bicalho não assumir a secretaria outra opção seria o médico Almir Gonçalves. “Dr. Almir é nosso amigo e muito preparado, mas está com muitas atribuições. É um bom nome, mas até agora eu só falei com Paulo Bicalho”. Fora desses dois nomes, Vane garante que não mais ninguém. Lembrado de que a imprensa colocou o atual secretário de Administração Wellington Rodrigues (Leléu) entre os candidatos para a SMS, Vane negou que tenha pensado nisso. Tampouco, diz ele, já exista a discussão sobre nomes para o lugar de Paulo Bicalho na Fasi (Hospital de Base).

Perguntei ao prefeito se ele ampliaria a autonomia de Paulo Bicalho para que ele assuma a secretaria de Saúde. Vane foi categórico: “Todos os secretários têm autonomia para gerir suas pastas, mas nenhum tem carta branca”. E o acerto político de que a Saúde seria uma secretaria da cota do PCdoB? Paulo Bicalho seria bem aceito pelo partido do vice-prefeito Wenceslau Júnior e do deputado federal e pré-candidato a prefeito, Davidson Magalhães? Resposta de Vane: “Eles sabem que tiveram os dois primeiros secretários (Renan Araújo e Plínio Adry), a entrada de Eric foi preferência minha, que coincidiu e  teve consenso, e agora não abro mão da indicação. Será uma escolha minha”.

Anúncios

0 comentário em “Itabuna: Vane diz que Paulo Bicalho só não será secretario se não quiser

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: