Anúncios
Itabuna Política e Governos Política Itabunense Prefeitura de Itabuna Saúde

Bicalho organiza força-tarefa para replanejar Saúde, mas fala em ficar no HBLEM

O prefeito Claudevane Leite viajou sem ter recebido a carta de demissão de Eric Ettinger e desejando que ele aceite permanecer à frente da Secretaria Municipal de Saúde – SMS, mesmo assim, o prefeito conversou com o médico Paulo Bicalho e definiram que Bicalho vai liderar uma força-tarefa para elaborar um planejamento funcional, como ele mesmo definiu, para SMS. O estudo vai focar nos próximos 90 dias, com o objetivo de oferecer ao gestor condição de dinamizar a Saúde, em 2016, melhor do que ocorreu nesses três primeiros anos.

Paulo Bicalho
Paulo Bicalho, presidente da FASI e gestor do Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães (HBLEM)
unnamed (1)
Bicalho apresentará a Vane um plano para o funcionamento da saúde no último ano do governo.

“Vane deseja fazer um novo momento para o Sistema de Saúde do Município, apesar de restar apenas 1/4 do período de gestão. Antes de viajar ele me solicitou um painel a esse respeito, e quando retornar, no dia 03 de novembro, fará as considerações e tomará as decisões necessárias, inclusive possível troca do gestor da pasta”, explicou Bicalho.

Segundo Paulo Bicalho, o trabalho está sendo feito por uma equipe de quatro pessoas, sob o comando dele e o estudo deve “demonstrar a viabilização funcional do Sistema para os próximos 90 dias, ou seja readequar o atual Recursos Humanos; a possível descentralização das atividades da Atenção Básica; fazer fluir junto aos prestadores a realização de exames complementares; rever média e alta complexidade e reorientar o núcleo de atuação dos dirigentes, indicando nomes com capacidade e disponibilidade para tal proposta”. O trabalho começou no último sábado (24).

MUDANÇA DE PESSOAL

Como se vê no escopo do projeto, estão previstas mudanças de pessoal na SMS, medida que tanto Eric Ettinger e seu antecessor Plínio Adry julgavam fundamental para realizarem um bom trabalho, mas não conseguiram fazer. O nome de quem vai implementar as propostas de Bicalho, se aceitas por Vane, é que não se sabe ainda. A indefinição pode ser colocada na conta da característica enigmática do prefeito de Itabuna, quanto na pouca disposição demonstrada pelo presidente da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna – FASI, que administra o Hospital de Base, de assumir a secretaria.

Questionado se ele já aceitou o convite do prefeito para mudar da FASI/HBLEM para a SMS, Paulo Bicalho não foi enfático, mas deixou entender que não apenas prefere, mas que ficará na direção do Hospital de Base. “O convite foi feito, mas a princípio ele (o prefeito)  vai estudar e analisar, deverei continuar no HBLEM”, afirmou Bicalho. Segundo ele, o prefeito ainda espera que Eric Ettinger fique no cargo: “Vane vai definir isso após seu retorno. O atual secretário poderá permanecer, se se ajustar a uma nova proposta, mas a substituição, a meu ver, também poderá ocorrer”.

O blog quis saber se Paulo Bicalho acredita que Eric Ettinger aceitaria continuar na secretaria trabalhando sob um planejamento feito por ele, Bicalho. A resposta: “Por isso necessidade de um planejamento funcional”. O blog quis saber se Bicalho pode acumular a secretaria de Saúde e o Hospital de Base ou prefere que Eric fique na SMS e ele no hospital. Paulo respondeu que ele “estando no HBLEM independe de quem ocupe a SMS, desde que os recursos contratualizados cheguem normalmente”.

A respeito Hospital de Base e da sua permanência ou não à frente da instituição, Paulo Bicalho, para fazer jus ao tom enigmático presente no governo Vane, falou: “Estamos dialogando para resolver o problema financeiro da média complexidade do HBLEM, em não resolvendo o Prefeito Vane irá fazer a indicação que achar correta”. Donde se pode inferir que na SMS ou no HBLEM, Paulo Bicalho só fica com condições melhores que as atuais. Justo.

ERIC DIZ A JORNALISTA QUE SAI

Depois de ter admitido ao BLOG DE GIORLANDO LIMA que poderia ficar na secretaria de Saúde Eric Ettinger afirmou ao jornalista Daniel Thame que em novembro não estará mais na SMS. Ettinger. Segundo a nota no Blog do Thame, a afirmação de Eric foi feita em uma conversa informal, ocorrida sábado, no ABC da Noite, tradicional reduto de políticos, artistas e intelectuais de Itabuna.

Ao BLOG DE GIORLANDO LIMA o secretário de Saúde admitiu, um dia antes, que poderia ficar. “Posso ficar, se ele (o prefeito) aceitar as ponderações técnicas. No dia 3, voltaremos a nos reunir, quando será decidida a minha permanência ou não”. Uma pena que não fique. Eric Ettinger vem fazendo um grande trabalho na SMS, assim como Paulo Bicalho no HBLEM. Não se entendiam da forma ideal, mas, entre eles, o prefeito Vane sabia, como líder, administrar as diferenças, sem prejuízo para a administração.

Anúncios

0 comentário em “Bicalho organiza força-tarefa para replanejar Saúde, mas fala em ficar no HBLEM

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: