Campanha Eleitoral

Sucessão conquistense: aumentam opções da oposição. Candidato de Guilherme pode sair dia 12

O coordenador do grupo Independente, que reúne oito partidos, Romilson Souza Filho, anuncia que há três nomes pré-candidatos no grupo, incluindo o dele. Recentemente os independentes receberam mais dois partidos, o PSDB e o PDT. O primeiro quer ter candidato a prefeito e poderá ser o ainda presidente da subseção da OAB local, Gutemberg Macedo. O PDT teria um nome, Abel Rebouças, ex-reitor da UESB e suplente de senador, mas Abel mudou-se para o PSD e lá ele sonha ser o ungido para a disputa.

images (4)

Romilson Filho, do grupo Independente

No PMDB permanece inalterada a posição partidária e o radialista e deputado estadual Herzem Gusmão é o nome escolhido. No DEM é Marcelo Melo, que foi candidato a deputado federal em 2014 e já foi o vice na chapa de Coriolano Sales nas eleições de 2000. Ambos falam em unidade, mas admitem mais de um candidato da oposição contra o candidato do PT.

No campo que eu vou chamar de neutro, tem o PSB com o nome de Alexandre Pereira, recém-egresso do PT. Conversas ainda em baixo tom e intramuros dá conta de que Alexandre pode ter o vice do PSDB. Só o tempo dirá. Gutemberg disse a um blog que só pensará em política partidária no ano que vem, quando passa o bastão da OAB a Ubirajara Gondim de Brito Ávila, que venceu eleição recente da instituição, como oposição ao grupo de Gutemberg Macedo.

O PV diz que também deve ter candidato a prefeito. Dos neutros é o que está mais pacífico com o PT e o governo Guilherme Menezes. Porque o PCdoB não apenas lançou pré-candidato, o deputado estadual Jean Fabrício Falcão, como entregou os cargos que tinha na administração e, aqui e ali, solta algumas farpas endereçadas ao grupo que está no poder municipal.

Candidato de Guilherme dia 12

O PT dá sinais de que vai ter prévia. O primeiro filiado a se apresentar foi o jovem dirigente do MST, Márcio Matos, filho do ex-prefeito Jadiel Matos. No fim do mês passado juntou-se a Matos o professor Marcelo Neves. Segundo o presidente do PT em Vitória da Conquista, Rudival Maturano (que ainda não entrevistei, mas o farei se ele ainda aceitar), os filiados interessados em colocar seus nomes para avaliação do partido têm até o dia 12 deste mês para oficializar sua aspiração. E o prazo para a decisão, que Maturano chamou de “afunilamento”, segundo o Blog do Anderson, é o início da segunda semana de janeiro que vem.

unnamed

Rudival conduzirá processo histórico no PT conquistense

Com todo respeito aos dois nomes já colocados, Márcio e Marcelo, o que todo mundo quer saber é se estará na lista de nomes do PT prontos para a disputa o deputado estadual e ex-prefeito, José Raimundo Fontes, que aparece em segundo nas pesquisas, abaixo somente de Herzem e bem na frente dos demais pré-candidatos conhecidos. Fontes estaria esperando um sinal positivo do prefeito Guilherme Menezes para se manifestar. Já Guilherme, depois de colocar o nome de seu secretário da Agricultura, Odir Freire, no tabuleiro de xadrez que é o debate no PT, resolveu fazer silêncio.

IMG-20150902-WA0015

Guilherme pode apresentar um nome no dia 13.

Há quem diga que o prefeito pode voltar com a mesma ideia ou ainda requentar a pré-candidatura do vereador Coriolano Moraes. Descarta-se o apoio de Guilherme a um nome de fora, como o do agropecuarista Jaimilton Gusmão Filho, como chegou a ser comentado à boca pequena nos corredores da política conquistense. O prefeito tem posições enigmáticas, mas todos reconhecem a sua lealdade ao partido, ele é orgânico, como se diz. Então, só resta esperar. O prazo que o prefeito se deu, segundo três pessoas que o BLOG DE GIORLANDO LIMA ouviu, será mesmo o dia 12, dentro do prazo do PT e também data do seu aniversário, um sábado, que deverá ser de festa para uns e decepção para outros.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s