Anúncios
Crise Hídrica Falta de água Racionamento de água Uncategorized Vitória da Conquista

Seca: Conquista não terá racionamento de água, mas há desabastecimento em parte da cidade

Apesar de alguma chuva esporádica de curta duração no mês passado, Vitória da Conquista também sente os efeitos da estiagem prolongada. A preocupação ronda setores rurais, mas também já está deixando muitos moradores da cidade temerosos. A gerência regional da Empresa Baiana de Águas e Saneamento – Embasa, afirma que não há qualquer possibilidade de racionamento, mas admite problema na distribuição para alguns bairros. Conforme entrevista concedida ao programa Brasil Noticias, da rádio Brasil FM (107,7) e apresentado por Nildo Freitas, o gerente José Olímpio afirmou que não há hipótese de racionamento, como o que durou 15 meses, entre maio de 2012 e o fim de agosto de 2013.

A Embasa assegura que o nível das barragens de Água Fria I e II é satisfatório. Em apresentação feita à imprensa, recentemente, o engenheiro Álvaro Aguiar demonstrou que o volume de água acumulado das duas represas estava ainda perto dos 90%. Ele explicou se tornou possível graças à adutora construída pelo Governo do Estado e que entrou em funcionamento no início de março do ano passado. A adutora faz a captação flutuante no Rio Catolé está resolvendo o problema de volume nas duas barragens.

Adutora_Catole
Adutora no Rio Catolé

Apesar da mensagem tranquilizadora da Embasa já se pode ver carros-pipas abastecendo prédios nas chamadas zonas nobres da cidade, especialmente Candeias. Nos bairros mais afastados, como o Miro Cairo, o problema seria de capacidade de distribuição reduzida, deficiência que a empresa promete resolver no ano que vem. A Nildo Freitas, José Olímpio disse que encaminhou um orçamento à diretoria da Embasa, em Salvador, para que seja feito um reforço no abastecimento dos bairros mais afastados. Ele acredita que a licitação seja lançada no inicio de 2016.

Barragem Água Fria II
Barragem de Água Fria II: quase cheia.
Anúncios

0 comentário em “Seca: Conquista não terá racionamento de água, mas há desabastecimento em parte da cidade

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: