Bahia

Governo quer mais de uma candidatura da base em Conquista e só uma em Itabuna

Segundo o secretário estadual de Relações Institucionais, Josias Gomes – encarregado pelo governador Rui Costa de fazer as costuras iniciais em busca da definição dos candidatos a prefeito do lado governista no estado -, Vitória da Conquista, juntamente com Salvador e Feira de Santana, poderá ter mais de um candidato da base nas eleições para prefeito de outubro que vem. Josias Gomes esteve em Conquista no dia 11 de dezembro, e falou ao BLOG que a tática visa garantir que aconteça o segundo turno, quando todos os partidos da base voltariam a se unir em torno do candidato que continuar na disputa.

“Nas cidades em que a eleição tem segundo turno vamos tentar montar uma tática de lançar algumas candidaturas dos partidos da base, a fim de que a eleição possa ir para o segundo turno e lá quem estiver em melhor condição os demais partidos apoiam. Onde não tem segundo turno a nossa movimentação será no sentido de unir, cada vez mais, os partidos da base em torno de uma só candidatura da nossa base política”, explicou Josias. Como em Feira de Santana e Salvador os candidatos contrários são os próprios prefeitos, que têm avaliação muito boa, a estratégia do Governo do Estado sinaliza o reconhecimento de que em Vitória da Conquista, onde o PT é situação, a oposição está forte e pode vencer as eleições, com nomes como o do deputado Herzem Gusmão, adversário do prefeito Guilherme Menezes em 2012 e que está à frente nas pesquisas.

unnamed (1)

Josias Gomes, secretário estadual de Relações Institucionais

Ao comentar a apresentação do nome de Odir Freire pelo grupo do prefeito Guilherme Menezes, Josias disse que o lançamento não atrapalha as conversas “para que a gente possa fazer o melhor para que a eleição em Conquista seja vitoriosa para esses que estão à frente do governo”. Ele disse que tanto o governador Rui Costa quanto o diretório estadual do PT vão trabalhar para garantir a unidade no partido. O PT já tem três pré-candidatos inscritos para a prévia partidária, além de Odir, candidato de Guilherme, estão na lista: Márcio Matos e Marcelo Neves. A tendência é afunilar as conversas e decidir entre Odir Freire e José Raimundo.

Mas, de acordo com Josias, o candidato pode ser do PT ou de um partido aliado. “Pode ser um candidato do PT, pode ser de um partido aliado. Hoje temos o lançamento do Odir, mas eu sei do nome do companheiro José Raimundo, que é também deputado estadual, já foi prefeito e muito bem avaliado, e nós vamos nos movimentar no sentido de buscar a unidade para ganhar a eleição, tanto aqui quanto em Itabuna”.

Itabuna: um só candidato

O cenário em Itabuna é bem diferente e lá as chances parecem ser menores. Os pré-candidatos associados ao governo do Estado estão com dificuldade para decolar. Quem aparece melhor nas pesquisas não passa de 10% das intenções de voto, enquanto o candidato do PSDB, deputado Augusto Castro, chega a mais de 30 por cento. Josias diz que as pesquisas não preocupam o governo e sim a busca pela unidade. Aparecem como pré-candidatos ligados aos governos municipal e estadual o ex-deputado e ex-prefeito Geraldo Simões (PT), o deputado federal Davidson Magalhães (PCdoB) e o secretário municipal Roberto José (PSD).

“Pesquisa mede o momento eleitoral que nós estamos vivendo. Lembre que a eleição será daqui a, praticamente, um ano, então muitas águas vão rolar. Em Itabuna não interessa tanto saber quem está pontuando bem ou mal, o que importa agora é, como eu disse em relação a Conquista, conseguirmos unir os partidos que compõem a base lá, onde, diferente daqui não tem segundo turno”, afirma o secretário da Serin, complementando que em Itabuna as conversas são ainda mais exigidas do que em Conquista. Ele acredita que a base do governo terá um candidato definido no mês de abril, mas diz que não há muita pressa, já que os nomes só precisarão ser oficializados nas convenções, cujo prazo se encerra em agosto.

“Em Itabuna, nós precisamos fazer um processo de construção muito mais agudo pra que a gente possa ter apenas uma candidatura da base. O prefeito não vai para a reeleição, então se abriu a possibilidade de várias candidaturas, por isso acreditamos que ainda vamos ter muita discussão e chegaremos a um entendimento, sem dúvida alguma, lá para março ou abril. Lembre-se também que as convenções no ano que vem vão até agosto, portanto, há muito tempo pra gente conversar”, observou Josias, reforçando que o diálogo dentro do PT, em Conquista, e com os partidos da base, em Itabuna, é o que pode evitar a derrota dos candidatos ligados ao governador Rui Costa.

“E isso nós temos muita clareza: de que é necessário que se busque esse arco de companheiros e companheiras para juntos produzirmos a síntese necessária pra gente não perder as eleições em Itabuna e em Vitória da Conquista e continuar administrando o estado da Bahia, como vimos fazendo de forma muito altiva e em condições de mostrar à população de que é possível, mesmo em período de crise, ter grandes realizações como estamos fazendo”.

Para Josias Gomes, o cenário nacional, de crise política e econômica e de desgaste do PT, em razão da Operação Lava Jato e do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, não afetará a eleição de prefeito. Ele acredita que o eleitor vai analisar a situação local para decidir o voto: “Diferente de uma eleição nacional, em que esse fator seria determinante, na eleição municipal não é. Aqui estará sendo analisado o papel que o prefeito Guilherme, assim como o prefeito Vane e tantos outros, fizeram durante a sua gestão. É isso que vai determinar se a prefeitura continua com o mesmo grupo ou se muda. Não creio que terão muita influência essas decisões nacionais”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s