Bahia

Vilas-Boas (o secretário da bronca), o corredor com pacientes, a placa e o facebook

Todo mundo sabe que a proposta de zerar o atendimento (e internação) de pacientes em maca nos corredores dos hospitais públicos baianos é digna de elogios. E isso o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas está fazendo. Aplausos. Mas o que ele fez em Vitória da Conquista, no último dia 11, quando esteve no Hospital Geral, com a intenção de passar um recado ao seu desafeto Jorge Solla, ex-secretário da pasta e atual deputado federal, foi muito feio. Não anula os aplausos pela intenção anunciada, mas lhe tirou muitos pontos.

Para relembrar: Vilas-Boas praticamente ameaçou de demissão, publicamente, a diretora do HGVC, Marilene Ferraz, ao dar um prazo de seis meses para que as macas com pacientes sumam dos corredores, entre outras metas, incluindo melhorar a resolutividade e o faturamento do hospital. Na frente de cerca de 50 pessoas, funcionários do hospital, visitantes que foram prestigiar a presença dele e da imprensa, Fábio disse o que poderia ter dito em uma reunião fechada de trabalho, se fosse mesmo necessário:”Eu não sei quem colocou a diretora daqui e não me interesso saber. Se ela não entregar o resultado e a meta que eu preciso ela vai ser trocada”.

Antes da bronca pública, Fábio Vilas-Boas demonstrou impaciência na hora de inaugurar a ampliação da Central de Material e Esterilização (CME) e o serviço de saúde bucal dos pacientes com câncer. Diante das placas referentes ao evento, o secretário de saúde se recursou a dar por inauguradas as instalações até que trouxessem lençóis para simular o tradicional pano ou a bandeira que seria descerrada. O improviso gerou risos discretos de quem assistia, mas acabou saindo bem na foto.

20151211_091929[1]

20151211_091507[1]Há quem diga que a zanga de Vilas-Boas com Leninha e equipe começou ali. As placas traziam seu nome grafado de forma incorreta. Ele viu isso, mas nada disse na hora. Ou disse e ninguém ouviu. Depois, no auditório, disse mais do que devia.

Ontem, o BLOG  visualizou no facebook uma postagem patrocinada pelo secretário de Saúde. Fábio Vilas-Boas escolheu para promover uma nota publicada pelo Blog do Anderson, de Vitória da Conquista, em que destaca a mudança feita por ele na Sesab, com o projeto Zero Maca, comparando a a sua gestão com a anterior, quando seria regra, segundo ele, os corredores dos hospitais públicos baianos ficarem cheios de macas com pacientes.

Screenshot_2015-12-17-09-53-46[1]

Ao pagar pela divulgação de sua página no facebook Vilas-Boas sinaliza que pretende dar voos mais altos. Pelas atitudes que teve em Vitória da Conquista não vai muito longe. Chegou atrasado ao evento, foi parcimonioso nos cumprimentos – se os fez -, reclamou da falta do pano nas placas, foi deselegante com a diretoria do hospital e, ao passar pelo corredor onde estavam as macas, sendo médico, secretário de Saúde e agente político do Governo do Estado não dirigiu uma palavra ou um aceno sequer aos pacientes. Pelo discurso, sabe-se que ele não foi indiferente ao que viu, mas não foi, sequer, simpático com quem viu. Talvez porque seja, como ele disse de Leninha, seja apenas um técnico.

20151211_092125[1]

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s