Anúncios
Ações Governamentais Prefeitura de Conquista Prefeitura de Vitória da Conquista Saúde Vitória da Conquista

Prefeitura de Conquista realiza atividades de orientação e prevenção para profissionais do sexo

A cada 15 dias uma equipe do Centro de Atenção e Apoio à Vida Dr. David Capistrano (CAAV) visita às casas noturnas de Vitória da Conquista e ao trecho urbano da BR-116 onde fazem ponto profissionais do sexo, quando realiza atividades preventivas em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/HIV/AIDS/Hepatites Virais. A ação recebe o nome de Balada Noturna e tem como objetivo estimular a educação e a cidadania para os profissionais do sexo, por meio da informação e distribuição de preservativos.

“Este é o momento de aproximação com este público que está mais exposto as doenças sexualmente transmissíveis, como a aids. Nosso esforço é para que eles usem camisinha, façam o teste de HIV e procurem o CAAV”, explicou o enfermeiro, Antoniel Souza Santos, que integra a equipe formada assistente social, mais um enfermeiro, um técnico de enfermagem, um técnico administrativo e um motorista que compõem a Balada.

No estabelecimento de Geodete Viana Brito, que está cadastrado no centro e recebe visitas periódicas, a atitude das profissionais mudou após a Balada. “Desde que a equipe começou a vir aqui, para nós está 100%. Nossa equipe está usando mais camisinha. Também deixamos os preservativos à disposição dos clientes e estamos sempre orientando para que todos se cuidem, principalmente com aqueles clientes que ainda insistem em manter relação sem camisinha”, avaliou Geodete.

Para a profissional do sexo Ângela, a visita da equipe ajuda, e muito, na prevenção porque facilita o acesso ao preservativo. “A gente tem que se prevenir da gravidez e da doença que não tem remédio que cure que é a aids”, afirmou Ângela. Outra profissional do sexo, Nicole aprova o trabalho da equipe: “Além do preservativo, nós também somos atendidos no CAAV o que é muito bom para a nossa saúde”.

“Este é um projeto que existe desde 2006 e este ano já foi aprovado para apresentação em quatro congressos na área de saúde. Além da prevenção, ele busca o estabelecimento de vínculo com este público”, lembrou a técnica do Centro de Atenção e Apoio à Vida Dr. David Capistrano , Daniela Rodrigues.

Foto Balada Noturna
O trabalho da prefeitura é bem recebido pelas profissionais
Anúncios

0 comentário em “Prefeitura de Conquista realiza atividades de orientação e prevenção para profissionais do sexo

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: