Anúncios
Bahia Política Baiana Salvador

ACM Neto é mesmo o melhor prefeito do Brasil? Pode ser, mas não dá para afirmar

images (2)
ACM Neto: aprovado por quase 85% da população de Salvador

A mídia baiana, notadamente da capital, e ainda mais os correligionários e admiradores de ACM Neto, repercutindo os releases do Instituto Paraná e da assessoria do prefeito, fizeram festa com a divulgação de uma pesquisa que colocaria o prefeito de Salvador como o melhor do Brasil. Menos! De fato, uma aprovação de quase 85% é muito difícil de igualar e significa, sim, que o trabalho que Neto faz na capital baiana está agradando aos moradores, por mais que seus adversários, petistas em maior número, contestem a administração do neto do ex-poderoso Antônio Carlos Magalhães, morto em 2007.

Entretanto (sim, há um porém), a pesquisa divulgada foi realizada somente em capitais estaduais e em apenas 13 cidades. O Brasil tem 26 capitais, um Distrito Federal e 5.570 municípios no geral. O levantamento foi feito pelo Instituto Paraná, que trabalha para o PSDB e para o DEM e, afora os critérios utilizados pelo instituto, que não questionamos, até por desconhecimento, o que faço é chamar a atenção para o exagero das manchetes, especialmente de blogs da capital e do interior. Neste caso, o critério jornalístico vai abaixo.

Só na Bahia há 417 municípios. Sabe-se que, por falta de dinheiro ou incapacidade administrativa, a maioria dos prefeitos baianos amarga baixa popularidade. Alguns têm como índice de reprovação o mesmo que ACM Neto obteve de aprovação na pesquisa do Paraná. Mas, daí a afirmar que ter essa aprovação de 84,7% faz de Neto o melhor de todos fazer a leitura com lentes de aumento e desafiar a inteligência da população. Além da dele, há administrações muito boas na Bahia.

De passagem o BLOG cita Eures Ribeiro (PV), de Bom Jesus da Lapa, Alan Lacerda (PCdoB), de Licínio de Almeida, ambos eleitos pelo PV, e Terence Lessa, de Ibotirama, do PT. Suas administrações são exemplares nos investimentos nas áreas da saúde, da educação e infraestrutura e contam com excelentes índices de aprovação popular. O Instituto Paraná não esteve na Lapa, em Licínio de Almeida, ou em Ibotirama, mas se estiver vai constatar.

Eures-Ribeiro-prefeito-de-Bom-Jesus-da-Lapa-2-448x336
Eures Ribeiro, de Bom Jesus da Lapa
unnamed (1)
Alan Lacerda, de Licínio de Almeida.

Há algum tempo a Folha de São Paulo fazia uma pesquisa semelhante, aferindo a avaliação popular das administrações das capitais, por meio do Datafolha. A FSP divulgava que o prefeito que aparecia na frente era o melhor prefeito de capital do Brasil. Era um acinte aos prefeitos e às capitais não incluídas, tratadas como se não existissem, mas era “mais honesto”, pois ranqueava os prefeitos de capitais. Já segundo o Instituto Paraná ou meramente à mídia abençoada pela Prefeitura de Salvador e com laços de simpatia com o prefeito, ACM Neto virou o melhor do Brasil, mesmo que a comparação seja com apenas outros 12, deixando de fora 5.557 municípios e prefeitos do “resto” do Brasil.

A administração municipal de Salvador tem, realmente, demonstrado competência, tanto na ação que desenvolve na cidade como no marketing, facilitado pelo perfil simpático e dinâmico do prefeito ACM Neto. Outro instituto que não o Paraná provavelmente lhe contemplasse com outros números, variando para baixo, mas, certamente, confirmaria a aprovação do trabalho do prefeito, que pode ser criticado, só não pode ser negado. É visível. Mas, para voltar ao tema do título: não dá para afirmar que ACM Neto seja o melhor prefeito do Brasil, ainda que ele seja muito bom.

Anúncios

2 comentários em “ACM Neto é mesmo o melhor prefeito do Brasil? Pode ser, mas não dá para afirmar

  1. Faltou citar o bom exemplo do prefeito Vane em Itabuna!

  2. Ademais, é importante saber para quais soteropolitanos ACM Neto é um bom prefeito, como ele é pontuado segundo as classes sociais? É ver para ter um melhor entendimento à respeito.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: