Candidaturas a prefeito

Jaimilton nega, mas seu nome continua sendo trabalhado para prefeito de Conquista

images (5)

Jaimilton Gusmão Filho, o Jaimiltinho: de novo no jogo.

Antes de 2015 acabar, um grupo de empresários e pessoas interessadas em política voltaram a conversar sobre a possiblidade de lançar o empresário rural e presidente da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense – COOPMAC, Jaimilton Gusmão Filho, como candidato a prefeito de Vitória da Conquista.

O Projeto Jaimilton teve início no segundo  semestre do ano passado. Um grupo influente da cidade, mais associado às políticas de centro-direita, resolveu colocar as fichas em Jaimilton, segundo um empresário membro dos mais proeminentes do grupo, considerando uma certa desconfiança em relação ao pré-candidato Herzem Gusmão, do PMDB, e a dificuldade de o prefeito Guilherme Menezes de encaixar o seu preferido a candidato, Odir Freire, sabendo que Guilherme não apoiaria – de jeito nenhum – o ex-prefeito e deputado estadual José Raimundo.

A princípio a ideia era Jaimilton Gusmão entrar em um partido ligado ao prefeito. Se desse, seria o PT. Em segunda hipótese o PSL.

No segundo passo do Projeto Jaimilton, o presidente da COOPMAC transferiu seu título de Caatiba dentro do prazo. Com domicílio eleitoral garantido, Jaimilton e o grupo que o referenda viu que colocá-lo no PT seria impossível e que um dos partidos satélites monitorados pelo prefeito Guilherme Menezes não garantiria a candidatura. Então, veio o terceiro passo: Jaimilton passou a negar o projeto. Disse que nem pensava em candidatura.

Neste tempo, idealizadores do projeto continuaram em busca de um caminho partidário que assegurasse a candidatura de Jaimilton. Hoje, o BLOG soube do quarto passo: o PSD, controlado na Bahia pelo ex-vice-governador de Wagner e hoje senador, Otto Alencar, pode ser a ponte para que o projeto vire candidatura.

Virando, é problema para Odir Freire, nome recomendado por Guilherme, e ainda mais para a oposição, qualquer ou quaisquer que sejam os candidatos. Isso simplesmente porque o Projeto Jaimilton é a verdadeira novidade, uma coisa que Conquista espera.

O problema para Odir, dizem, é que Guilherme pode abraçar a candidatura de Jaimilton, se estiver entre o precipício de ter que apoiar José Raimundo Fontes ou ter o leão faminto da derrota rosnando no seu pescoço, se sair com Odir.

No  início de outubro, o BLOG trouxe a primeira nota sobre a possibilidade da candidatura de Jaimilton. A pedido das fontes o nome dele não foi mencionado. Como naquele momento, o Projeto Jaimilton é só uma ideia. Pode dar – e é muito provável que dê – em nada. O empresário pode negar de novo. Os defensores da ideia se calam. E tudo andará como vem a sendo há 20 anos. Leia abaixo a nota de outubro.

Uma novidade de causar impacto pode acontecer na política de Conquista

Um nome forte pode surgir como candidato a ocupar o gabinete na antiga Casa de Câmara e Cadeia da praça Joaquim Correia, 55.

A pessoa não tem grande ligação com os movimentos sociais, assim conhecidos, está mais associada a setores empresariais, e, recentemente, foi vitoriosa em pleito eleitoral, não para cargo público. É uma pessoa considerada ética e competente, com fácil trânsito entre setores diversos da sociedade, como profissionais liberais, trabalhadores, comerciantes, produtores rurais e políticos dos vários partidos em atuação no município. Essa pessoa já confirmou seu domicílio eleitoral em Conquista e vai aguardar o maior prazo possível para se filiar a partido político, considerando o prazo novo, que permite a filiação até seis meses antes da eleição, ou seja, para 2016, dia 2 de abril.

É aguardar para saber se o projeto anda ou se ficará como uma ideia de poucos, guardado em banho-maria.

 

Anúncios

2 respostas »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s