Saúde

O medo aumenta no carnaval: divulgada possibilidade de contágio do Zika pela saliva

 

Cartaz_Sintomas_460x640_

Embora já fosse do conhecimento da comunidade médica* que o vírus Zika pode ser encontrado em fluidos biológicos como leite materno, urina, sêmen e saliva, foi a divulgação, hoje, véspera de carnaval, pela Fundação Oswaldo Cruz, que trouxe o susto: segundo a Folha de São Paulo, a entidade científica divulgou, nesta sexta-feira, que detectou a presença do vírus ativo (com potencial para causar infecções) em amostras de saliva e urina de dois pacientes. A transmissão não foi confirmada.

Apesar de não ter sido confirmado que o contágio pode acontecer por meio da saliva ou da urina, a Fiocruz recomenda que mulheres grávidas evitem circular em ambientes com aglomeração de pessoas, compartilhar talheres e copos, e até mesmo beijar pessoas com suspeita da doença. Como nem sempre dá para saber se a doença está em seu estágio inicial, sem a maioria dos sintomas presentes, tem muita gente com medo de beijar neste carnaval.

De acordo com Myrna Bonaldo, que coordenou a pesquisa juntamente com a infectologista Patrícia Brasil, a grávidas podem se resguardar. Não por ser uma verdade absoluta (a possibilidade de contágio), mas por cautela. Já o presidente da fundação, Paulo Gadelha ressaltou que a possibilidade de contágio ainda deve ser esclarecida. “Não podemos afirmar que é contagioso”.

* – O site MD.Saúde publicou artigo sobre o Zika, assinado pelo médico Pedro Pinheiro, no dia 13 de janeiro deste ano, em que explica que o vírus pode ser encontrado nos fluidos biológicos, incluindo saliva e leite materno, o que não significa, necessariamente, que esses fluidos sejam fontes de contaminação. No mesmo artigo o médico esclarece que nenhum estudo ainda havia conseguido “demonstrar que o vírus é capaz de se replicar no leite materno, o que sugere que há partículas do vírus no leite, mas não vírus viável para contaminação”.

Cartaz_640x460

Anúncios

1 resposta »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s