Anúncios
Eleições 2016 Partidos Política Política Conquistense

Pelo menos cinco vereadores conquistenses devem mudar de partido; Cori e Gilzete entre eles.

De hoje até o dia 19 de março, deputados e vereadores que queiram mudar de partido, por insatisfação ou visando melhores condições para a disputa das eleições de outubro, já pode fazer a migração. A Emenda Constitucional 91/2016, que cria a “janela partidária”, foi promulgada, ontem, pelo Congresso Nacional e vale por 30 dias a partir da data de promulgação. A janela autoriza aos parlamentares mudarem de partido sem que haja punição por parte da Justiça Eleitoral e “sem prejuízo do mandato, não sendo essa desfiliação considerada para fins de distribuição dos recursos do Fundo Partidário e de acesso gratuito ao tempo de rádio e televisão”.

Nenhum dos deputados que representam Vitória da Conquista vai mudar de partido, mas consta que cinco vereadores, pelo menos, o façam. Álvaro Pithon, do DEM, que pode ir para o PDT, assumindo a direção do partido no município; Lúcia Rocha, também do DEM, que ainda estuda seu novo destino e Arlindo Rebouças, que sai do PROS para o PSDB, onde será presidente e pré-candidato a prefeito. Os outros dois vereadores que podem deixar os partidos, causando forte impacto, são Coriolano Moraes, do PT, que já confessou a amigos próximos sua intenção, e Gilzete Moreira, que estaria se sentindo desprestigiado internamente no PSB, apesar de ocupar o segundo cargo mais importante na hierarquia do poder municipal: a presidência da Câmara de Vereadores.

Outras mudanças podem ocorrer, quase todos visando o quociente eleitoral ou seja: o vereador pode ir para um partido onde seria mais fácil a sua reeleição. Não são conhecidos outros casos de parlamentares que querem aproveitar a janela partidária para deixar o partido por divergências internas, como Cori e Gilzete. O vereador Florisvaldo Bittencourt, que já havia sinalizado contrariedade com o PT, parece ter se acalmado e deve ficar no Partido dos Trabalhadores.

No mais, é esperar para ver.

Prof Cori
Vereador Cori Moraes
gilzete
Gilzete Moreira, presidente da Câmara
Anúncios

0 comentário em “Pelo menos cinco vereadores conquistenses devem mudar de partido; Cori e Gilzete entre eles.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: