Eleições 2016

Pílulas e venenos: o interesse pelo PSB e a possível volta de Vane à disputa em Itabuna.

PSB, a noiva que todos querem?

O BLOG trouxe hoje dois artigos baseados em conversas com o presidente do PT na Bahia, Everaldo Anunciação, e com o vice-presidente do PCdoB em Conquista e dirigente estadual do partido, Elias Dourado, em que ambos destacam a importância do Partido Socialista Brasileiro – PSB para o sucesso dos projetos eleitorais de seus partidos em Vitória da Conquista. Ambos dizem que as conversas com o PSB estão acontecendo e afirmam que a presença dos socialistas em uma chapa melhoraria (ou melhorará) as perspectivas do partido na disputa pelo lugar de Guilherme Menezes à frente do município.

Onildo deixou o PSDB, mas não abandonou a ideia

É bom lembrar que o PSB, ou Alexandre Pereira, apresentado como pré-candidato a prefeito, estava na mira do PSDB quando este era dirigido por Onildo Oliveira Filho, dono do laboratório LABO, um dos melhores da Bahia. Onildo, aliás, continua como um dos timoneiros do projeto de Alexandre. O empresário ainda é puro entusiasmo com a possibilidade do ex-petista disputar a eleição e tem dito isso em conversas privadas e em reuniões políticas mais amplas.

Em Itabuna situação parecida

Todo mundo sabe, até as irmãs Carmelitas, como diria Marcos Wense, que Geraldo Simões (PT) já quis Carlos Lee (quando era Leahy) como vice-prefeito. Já houve ricas conversas nesse sentido. O interesse voltou e agora tem mais possibilidade de dar certo do que antes. Lee é pré-candidato pelo PSB a ser o dirigente máximo do Centro Administrativo Firmino Alves, de onde se governa Itabuna. Ele, Josias Miguel, João Carlos Oliveira, o deputado Bebeto e a senadora Lídice da Mata já botaram a cara na rua defendendo que Lee vá até o fim. Mas, se depender de Josias Gomes, Everaldo Anunciação e Geraldo Simões o empresário, dirigente da CDL e ex-secretário de Indústria e Comércio vai fazer um casamento com o PT.

O problema em Itabuna, além da mosca azul ter picado o coração de Carlos Lee, é que o PT e Geraldo também querem o PCdoB. Como o bônus maior que se oferece nessa negociação é o lugar de vice e só tem uma vaga, como fazer para abrigar os dois? E olha que a ambição do PT (e de Geraldo) é ter também o ex-prefeito capitão Azevedo em cima do mini trio. Como organizar esse comício?

Como é isso, Josias Gomes?

No dia 13 deste mês, o diretório estadual do Partido dos Trabalhadores se reuniu para discutir os cenários eleitorais na Bahia, em especial nos 35 municípios maiores, considerados prioritários. Daquele encontro saiu uma lista com 12 nomes aclamados pelo diretório para representar o partido nas eleições de prefeito em seus municípios, em 2 de outubro. A decisão foi comunicada aos militantes, divulgada para a imprensa e publicada no site do partido no estado.

Entre os nomes definidos está o do ex-prefeito Geraldo Simões, que já tinha obtido o aval do partido em Itabuna.
Mas, eis que, no início desta semana, em entrevista ao blog Pimenta, um dos mais lidos no estado (VEJA AQUI), o secretário estadual de Relações Institucionais, Josias Gomes, afirma que ainda está havendo negociação para escolher o nome de consenso para ser o candidato da base de apoio ao governo Rui Costa. Josias citou PSB (Carlos Lee), PCdoB (Davidson Magalhães) e PT (Geraldo) e disse que o nome da base deve sair até abril. A pergunta a se fazer é: a decisão do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores não foi para valer? Ou Josias só está vaselinando, como se diz, para valorizar o passe dos outros dois pré-candidatos? A ser esta a resposta: os comunistas e os socialistas itabunenses são meninos?

PSDB e PCdoB preparam lançamentos de pré-candidaturas

Na próxima semana é provável que Arlindo Rebouças – um dos melhores vereadores da história de Vitória da Conquista – deixe o PROS e se filie ao PSDB. Quando isso acontecer Arlindo será oficializado presidente da agremiação tucana em Vitória da Conquista. É quando ele deve anunciar o ato de lançamento da sua pré-candidatura a prefeito. A expectativa é de que seja um evento grandioso.

Quem também vai fazer um lançamento oficial e público de sua candidatura é o deputado Fabrício Falcão (PCdoB). Nesta sexta-feira, o partido reúne os seus principais nomes para discutir táticas e estratégias e deve definir a data da solenidade em que Fabrício será apresentado como o nome para disputar a eleição e também serão conhecidos os partidos e líderes que estarão aliados com ele na caminhada.

Tanto Arlindo como Fabrício devem fazer seus atos de lançamento depois da Semana Santa. Outros pré-candidatos podem seguir roteiro semelhante. Com tanta gente se dizendo candidato não é bom se atrasar para se apresentar à população.

Foto da coluna

Diante da confusão que se tornou o processo de sua sucessão, sem entendimento entre os partidos que o elegeram em 2012 e sem conseguir unificar a base aliada, como ele sonhava e como lhe pediu o governador Rui Costa, o prefeito Claudevane Leite já disse a alguns amigos íntimos que pode “voltar a querer” disputar a reeleição, cuja desistência ele anunciou, em ato cheio de circunstância, no final de setembro do ano passado. Vane não tem um governo bem avaliado. Perdeu-se na gestão e nos intensos conflitos internos e foi abalroado pelas dificuldades econômicas e baixa arrecadação. Mas, uma coisa não se pode negar: mesmo em uma situação muito ruim ele ainda tem espaço e respeito na população. Quem sabe nos próximos dias a política não o faça voltar a sorrir?

DSC_0247

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s