Capacitação de municípios pelo UNICEF vai até esta sexta, em Conquista

Posted on quinta-feira, 17 março 2016

0


20160317_122052Começou nesta quinta-feira e vai até amanhã, no Centro de Extensão e Ação Comunitária da UESB (Av. Pres. Vargas, 61 – Alto Maron), o Ciclo de Capacitação EU E MEU MUNICÍPIO CRESCENDO JUNTOS, promovido pela Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com a participação de representantes de 40 municípios da região Sudoeste (20 por dia) incluindo Caetité, Brumado, Vitoria da Conquista, Boquira, Ibipitanga, Anagé, Caraíbas, entre outros.

A abertura das atividades de capacitação foi realizada na manhã de hoje. A coordenadora do escritório regional da Unicef para a Bahia e Sergipe, Helena Oliveira,  destacou a importância das políticas públicas e ações desenvolvidas pelo UNICEF, que está presente no Brasil desde 1950, liderando e apoiando algumas das mais importantes transformações na área da infância e da adolescência no País, como as grandes campanhas de imunização e aleitamento; a aprovação do artigo 227 da Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente; o movimento pelo acesso universal à educação; os programas de combate ao trabalho infantil e as ações por uma vida melhor para crianças e adolescentes no Semi-árido brasileiro.

20160317_122231O analista de projetos da UESB, José Carlos Oliveira, representando a Coordenação do Centro de Extensão e Ação Comunitária, ressaltou a importância da  parceria com o UNICEF e ressaltou a missão da UESB em colaborar para a disseminação de saberes que fortaleçam as políticas públicas de educação e proteção a criança e adolescente na região sudoeste da Bahia.

O UNICEF está presente em praticamente todo o território nacional. O trabalho das equipes do UNICEF impacta diretamente e para melhor a vida das crianças, dos adolescentes e de suas famílias. A capacitação que está na terceira fase visa a obtenção, por parte dos municípios, do selo Unicef que possibilita o desenvolvimento integrado de ações protetivas para a criança e o adolescente, com acompanhamento desse órgão da ONU, a nível local.