Carlos Navarro, um dos mais importantes jornalistas da Bahia, lança livro em Conquista nesta quinta

Posted on quinta-feira, 17 março 2016

0


Nesta quinta, às 19 horas, no Memorial Régis Pacheco, o jornalista Carlos Navarro Filho lança o seu livro de contos Goroba, uma espécie de crônica de comportamento com personagens envolventes, fictícios ou reais, a exemplo do que dá título à obra. Partindo de histórias de vida ambientadas em Salvador e em cidades do interior do estado, em especial do sertão, o autor cria um clima agradável com texto fluido, fácil de ler, desses em que o leitor só consegue parar na última página.

Além do tributo ao rico personagem-título, Goroba é também homenagem a um grupo de amigos, velhos jornalistas ainda na ativa, que há mais de 40 anos reúnem-se em uma confraria. Nos anos 1970 e 1980 ocupavam-se em derrubar diariamente a ditadura nas mesas de bares da região central de Salvador. Hoje, já grisalhos, dedicam-se a tarefas menos perigosas, como a de falar da vida alheia sem correr maiores riscos. Ou seja, reúnem-se para tomar cachaça falar de política, economia, futebol e… de mulheres.

Navarro

A partir da década de 1970, o jornalista Carlos Navarro Filho chefiou por quase 30 anos a sucursal do jornal O Estado de S. Paulo, primeiro na Bahia e depois na diretoria regional da Agência Estado no Nordeste, com jurisdição até o Ceará. Atualmente edita uma coluna de Literatura no portal Bahia Notícias e, entre outras atividades, integra a Comissão Estadual da Verdade.