Anderson do Blog agora é jornalista oficialmente (e merecidamente) reconhecido. Eu aplaudo.

Posted on terça-feira, 14 junho 2016

0


Anderson do Blog obteve seu registro profissional de jornalista. E isso, que era para ser um assunto pessoal e uma conquista para comemoração particular, virou notícia. Haveria uma razão?

Anderson é o cronista da intimidade da cidade. Me acostumei a ver no blog dele os detalhes do cotidiano de Conquista e seu povo, aspectos que seriam desprezados por qualquer outro, observações a que “jornalistas” outros torceriam o nariz. Profissional da comunicação feito na escola prática, arregaçando as mangas, metendo o pé nas ruas e abrindo bem os olhos, ele não deixa (ou não deixava) passar quase nada.

Anderson parece ter o dom da ubiquidade. Se estiver acontecendo algo na cidade que alguém pode ter interesse em saber, ele aparece lá, com sua câmara fotográfica e suas bochechas vermelhas chamando a atenção.

Blog Anderson antigo

Desde o começo, para Anderson, Vitória da Conquista é o mundo.

Tem desviado um pouco da origem, à medida que aprende a fazer como os “jornalistas de verdade” fazem, tentando se afastar na liderança do ranking de acessos. Aí, ao fazer parecido com o que fulano faria, ele fica mais igual aos outros e perde um pouco a graça. Isso, no entanto, não derruba o blog, não lhe tira a essência. Por isso ele domina no interior.

E, embora nem sempre o faça, ele também tem preocupação com o desdobramento da notícia. Hoje mesmo eu o parabenizei, porque ele deu um aproveitamento jornalístico muito bom à cobertura que fez do lançamento do São João do Periperi. Coisa de que se pode dizer: “de jornalista”. As matérias não estão lá com a melhor redação, sem erros, não têm o primor que o texto de um “jornalista de verdade” teria (mito), mas estão lá. Com mais detalhes que todos os outros, pelos olhos de quem não vê só o blá-blá-blá.

Anderson entrevista Rui Costa

Anderson (na foto entrevistando o governador Rui Costa): DRT 5372/BA

Anderson faz jus ao registro profissional de jornalista, a famosa DRT. Não porque conseguiu juntar os documentos qualificatórios ou porque seu blog é muito acessado e não dá para desconhecer que existe. Ele merece porque se tem uma coisa que esse rapaz é, é repórter. Um furão. Tem quem reclame. Mas acho que tem mais quem reconheça o valor do cronista da intimidade de Conquista: Anderson Oliveira, jornalista, registro 5372/BA.

Muito bem, Anderson!

* O Blog do Anderson não é meu modelo de blog, mas o esforço dele é um exemplo a se destacar.