Prefeitura de Conquista entrega 22ª barragem na zona rural amanhã

Posted on segunda-feira, 20 junho 2016

0



Em busca de fornecer à zona rural condições para o acúmulo de água e minimizar dos efeitos da estiagem no interior do município, o Governo Municipal entrega mais uma barragem nesta terça-feira, 21, às 15 horas. A obra beneficia cerca de 100 famílias do povoado de Laranjeiras, na região do distrito do Pradoso.

Barragem

Prefeitura levou três meses para construir com a barragem com recursos próprios.

A barragem tem capacidade para armazenar até 88 milhões de litros de água e teve início no fim do mês de março. A prefeitura aplicou R$ 139 mil de recursos próprios na obra. Esta é a 22ª barragem entregue pela Prefeitura na zona rural somente nos últimos três anos.

O agricultor Antônio Ferreira da Silva, 68, é o dono da terra em que a barragem foi construída. Em abril, após assinar o termo de servidão, ele falou da utilidade da obra: “Aqui é pra servir a toda comunidade até a derradeira água que tiver. Tendo a água e a coragem pra trabalhar, com fé em Deus, a gente tem tudo”.

O filho dele, Vitório Ferreira, 43, é presidente da Associação de Moradores da localidade e apresentou a reivindicação da barragem nos espaços de participação popular. “É com muito alegria que vemos essa obra, pois é um sonho antigo da comunidade e hoje está sendo realizado. Será uma riqueza, pois só com água a gente consegue sobreviver”.

A 23ª barragem será construída na Matinha

A Prefeitura de Conquista já definiu ontem vai ser feita a 23ª do atual período de administração de Guilherme Menezes. Vai ser na Matinha, localidade do distrito de Bate-Pé. A garantia foi dada pelo prefeito em reunião com moradores, no último dia 14. Com esta, sobe para 11 o número de barragens construídas pela Prefeitura na região de Bate-Pé.

“Temos ouvido a comunidade, que é quem mais conhece a região, e temos feito sempre as barragens nos locais mais adequados e com todo esmero, calculando a largura, a profundidade e a necessidade de sulcavo para que a água não vaze”, explicou o prefeito Guilherme Menezes.