Caravana da Justiça Social chega a Conquista trazendo projetos do Pacto Pela Vida

Posted on terça-feira, 28 junho 2016

0


Na próxima quinta-feira (30), o secretário estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Geraldo Reis, representando o governador Rui Costa, lançará em Vitória da Conquista os projetos que fazem parte da Caravana da Justiça Social, a exemplo do Núcleo de Direitos Humanos e Justiça Comunitária (NUDH) e dos programas Corra para o Abraço e Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia). As ações integram a política de prevenção social do Pacto pela Vida mantido pelo Governo do Estado.

A apresentação dos projetos ocorrerá no auditório do Cemae, na Avenida Olívia Flores, a partir das 14 horas. Além do secretário Geraldo Reis estarão presentes o prefeito Guilherme Menezes e, muito provavelmente, o deputado estadual José Raimundo Fontes (PT), que não tem faltado a nenhum evento promovido pela prefeitura.

Conheça as ações que o Pacto Pela Vida traz para a população conquistense:

Corra para o Abraço – Por meio de ações multidisciplinares, o programa pretende ampliar a abordagem e a prevenção ao uso de drogas junto a crianças e adolescentes em situação de rua. Ele contará com uma equipe volante atuando em áreas urbanas com maior incidência de uso de substâncias psicoativas. A ideia é utilizar a arte e a educação para reduzir riscos e danos e promover o acesso dos usuários às políticas públicas nas áreas de assistência social, educação, saúde, direitos humanos, cultura e qualificação profissional.

NUDH – Mediação de conflitos, orientação jurídica e encaminhamento dos casos de vulnerabilidade e violação à rede de proteção e promoção social são algumas das tarefas do Núcleo de Direitos Humanos e Justiça Comunitária. O órgão contará com uma equipe formada por advogados, assistentes sociais e psicólogos, que direcionará a população, por exemplo, em casos que envolvam direitos previdenciários, assistenciais e laborais. Executado em parceria com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), o Núcleo funcionará no Centro Social Urbano (CSU), localizado na Av. Deraldo Menezes, Rua A, nº 1.383, Urbis II.

Neojiba – Crianças e adolescentes de 5 a 18 anos terão acesso a iniciação musical e a aulas de instrumento de cordas, para a formação de uma orquestra de cordas em Vitória da Conquista. O objetivo do programa é promover a integração social por meio da prática coletiva da música. O núcleo do programa Neojiba vai funcionar no programa Conquista Criança, disponibilizando 140 vagas para os jovens – sendo 80 para a orquestra de cordas e 60 para a iniciação musical.

Pacto Pela Vida 1