Artistas locais ganham homenagem pelo sucesso do Forró Pé de Serra do Piripiri

Posted on quinta-feira, 30 junho 2016

0


Parte dos artistas que se apresentaram no Forró Pé de Serra do Piripiri, promovido pela Prefeitura de Vitória da Conquista, esteve na noite de ontem (quarta), mais uma vez, no Centro Cultural Glauber Rocha, desta vez na plateia. Foi a noite de homenagem da prefeitura a quem, tocando o autêntico forró nordestino, manteve o brilho e a alegria da tradicional festa de São João em Conquista, feita, este ano, somente por artistas de Conquista e região. Tendo o homenageado do ano, o sanfoneiro Joel Pinheiro, representando a todos na mesa do evento, os forrozeiros ouviram o prefeito Guilherme Menezes dizer que a festa esteve ameaçada pela crise econômica, mas falou mais alto a tradição e o valor dos artistas locais na decisão de realizar mais uma edição do Forró Pé de Serra do Piripiri.

SC2_8773

Prefeito Guilherme Menezes entrega placa a Joel Pinheiro

Segundo Guilherme, o critério de escolha de artistas de renome nacional nas edições anteriores do evento foi a qualidade da música produzida aqui. “Nunca convidamos quem não pudesse estar à altura dos artistas de Vitória da Conquista”, disse o prefeito, afirmando que tanto os convidados quanto os artistas da terra “honram a nossa cultura e as nossas tradições”. Guilherme Menezes voltou a destacar a interação e a educação do público conquistense – considerado por ele e artistas que já se apresentaram nos shows em praça pública promovidos pela prefeitura – mais participante do que plateia, que sabe valorizar o que é bom.

Além do prefeito de Conquista, falaram na solenidade o homenageado principal, Joel Pinheiro, o secretário de Cultura Nagib Barroso e o deputado estadual José Raimundo Fontes. Joel agradeceu a homenagem, elogiou a festa e os parceiros e deixou claro que ele está disposto, nos seus 80 anos, a continuar botando o povo para arrastar o pé por muito tempo. Para José Raimundo, a festa realizada pela prefeitura já se constitui uma tradição, que agrada à população e destaca Vitória da Conquista pela qualidade dos artistas e pela organização.

Nagib lembrou que o artista regional vem sendo sempre valorizado pela administração e que isso não foi apenas este ano. O secretário rebateu quem falou que os artistas locais teriam chamados só agora, porque a prefeitura não teve dinheiro para contratar bandas e cantores de fora. “No ano passado, por exemplo, foram contratados 80 artistas para o Forró Pé de Serra do Piripiri, dos quais 73 eram locais”, enfatizou Nagib, que também é cantor e compositor.

Todos os artistas presentes receberam placas de homenagem. Quem não esteve no evento por causa de compromissos pela região, afinal, era noite de São Pedro, receberá depois o tributo. No final da cerimônia, entre um quentão sem álcool e um pedaço de bolo de milho, o que se ouviu foi a afirmação geral de que, mais uma vez, valeu a pena o Forró Pé de Serra do Piripiri. Tomara que no ano que vem tenha mais.