Segundo blog da capital, em nova pesquisa Herzem Gusmão passa de 65% contra 34,71% de Zé Raimundo

Posted on quinta-feira, 20 outubro 2016

0


Não é improvável que a esta altura as pesquisas de intenção de votos estejam certas quando apontam vitória do candidato do PMDB, Herzem Gusmão, para prefeito de Vitória da Conquista. Gusmão virou do primeiro para o segundo turno com 47,82% contra 31,69%  de Zé Raimundo, do PT, e no segundo turno recebeu os apoios de Arlindo Rebouças, que foi candidato pelo PSDB e obteve quase 8% e ainda de Roberto Dias (PDT), que concorreu sub judice e teve 1.975 votos. Zé Raimundo ganhou os apoios do PSB e do PCdoB, cujos candidatos, Joás Meira  e Fabrício Falcão, tiveram 8.966 votos e 11.502 votos, respectivamente, com soma bem abaixo da diferença de votos entre Herzem e Zé, que foi de 26.466 votos.

15199194078_5949387666_bAs duas campanhas estão muito parecidas na TV e no rádio e têm se baseado no cenário nacional mais do que nas questões locais. O PT tenta associar Herzem Gusmão à PEC 241 e a medidas do governo Temer consideradas ruins para a população, e o PMDB tenta colar a imagem desgastada do PT nacional no candidato conquistense. A Lava Jato e acusações de que o adversário mente ocupam a maior parte das inserções. Mas, também há boas propostas, boa música e boa edição. Os dois candidatos só aparecem para essa parte boa. A parte ruim fica com locutores em off e com as duas apresentadoras, que se encarregam dos textos mais duros e assumem a eventual antipatia que isso acarreta.

06Com essa “igualdade” na propaganda de TV e rádio (que conta com a boa vontade da Justiça Eleitoral, que parece ter aberto mão das exigências da legislação e permite que a campanha eletrônica se desenvolva nos moldes que a Reforma Política e as mudanças na Lei 9.504 quiseram impedir) e com as duas candidaturas tendo praticamente a mesma desenvoltura e volume do primeiro turno, não é improvável, como dito na abertura do artigo, que Herzem Gusmão esteja bem na frente de Zé Raimundo. E é isso o que traz a divulgação exclusiva feita pelo Blog Bocão News sobre resultado de pesquisa do instituto Painel Brasil.

Segundo a publicação, quando perguntados em quem votariam para prefeito se a eleição fosse hoje, de forma espontânea 54,9% responderam que votariam em Herzem e 29% em Zé Raimundo. Quando são retirados os que não responderam, os nulos e brancos declinados, o resultado passa para 65,44% e 34,56% dos votos válidos. Já na estimulada, Herzem aparece com 55,50% contra 29,50% de Zé Raimundo. Considerando apenas os votos válidos os percentuais são 65,29% contra 34,71%. O Bocão News não traz os percentuais de indecisos, brancos e nulos quando a questão é espontânea. Na estimulada, os brancos e nulos somam quase 15%, segundo o blog. Mas não é informado o percentual de indecisos.

Pelos percentuais desta nova pesquisa, a projeção de votos para Herzem Gusmão – considerando os percentuais de brancos e nulos apontados pelo levantamento, mais uma abstenção mantida na casa dos 21% – é de quase 100 mil votos. Zé Raimundo chegaria a 52 mil votos. É mera projeção, pouco provável de se confirmar, afinal, pesquisa é pesquisa, eleição é eleição.

O blog da capital se equivoca e informa que a pesquisa ouviu, entre os dias 15 e 17, 230.598 eleitores, ou seja: todos os eleitores de Vitória da Conquista. A margem de erro informada é de 3,10 pontos percentuais para mais ou para menos.