Segundo turno em Conquista: Pesquisa da Metrópole dá ânimo a petistas, mas diferença ainda é superior a 10 pontos percentuais

Posted on quinta-feira, 27 outubro 2016

0


Pronto. Se a Veritá ficou restrita a uns poucos e escondida para o eleitor, saiu uma pesquisa capaz de estimular os eleitores de Zé Raimundo (PT). Nesta quinta-feira à tarde, o site da Rádio Metrópole, de Salvador trouxe os números parciais de levantamento feito pelo Instituto Eleva Tecnologia e Comunicação Ltda, com Herzem  Gusmão (PMDB) ainda à frente, mas com o candidato do PT com um percentual melhor do que os apresentados pelas pesquisas feitas pela empresa Painel Brasil. Na última da PB, divulgada ontem, o peemedebista apareceu com 57% contra 31,33% de Zé Raimundo. Segundo o Eleva Zé tem 38,82% e Herzem 48,91%.

jardim-valeria5

Pesquisa Eleva dá ânimo à campanha de Zé Raimundo

Já no título, a nota do site do Grupo Metrópole atualiza a esperança dos petistas e no texto o redator dá a senha para um novo embalo dos militantes e seguidores de Zé Raimundo, ao afirmar que “essa pesquisa indica um crescimento do candidato petista em relação a sondagens divulgadas pela própria campanha de Hérzem, sugerindo um acirramento da disputa até a eleição no próximo domingo”. Embora os especialistas observem que pesquisas são retratos do momento e que por diferença de metodologias empregadas, levantamentos feitos por institutos diferentes não devem ser considerados na aferição de crescimento ou queda.

herzem-na-comunidade-de-pau-ferro

A frente de Herzem neste levantamento é de pouco mais de 10 pontos percentuais

A nota só informa os percentuais referentes à questão estimulada e traz os gráficos com os percentuais também da espontânea. Em matéria posterior, certamente, a Metrópole divulgará as intenções considerando apenas os votos válidos, quando as respostas não sei, nulo e branco são excluídas. O BLOG, a partir dos percentuais dados e da amostragem chegou a uma conta não-oficial. Retirando-se 129 respostas correspondentes aos 12,27% que se apresentaram como indecisos ou disseram que votariam em branco ou nulo, restam 922 respostas válidas, ou 87,71% dos 1051 questionários respondidos.

Feito isso, chega-se aos seguintes percentuais estimados e repita-se, não-oficiais: Herzem Gusmão 55,74% e Zé Raimundo 44,25%. Com a margem de erro apresentada Herzem pode ter 58,74% ou 52,74%, enquanto Zé pode chegar a 47,25% ou ter apenas 41,25%. Ou seja, a diferença pode ser 17,49 pontos percentuais ou apenas 5,49 p.p. Numa conta que os apostadores gostam: a diferença pode ser de cerca de 25 mil votos ou de apenas nove mil. Isso considerando os percentuais da pesquisa Eleva. Mas, como bem acentuou a nota da Metrópole, a disputa vai até domingo e ainda há muita água para rolar sob a ponte.