ENEM: 4.053 inscritos de Conquista farão provas nos dias 3 e 4 de dezembro

Posted on terça-feira, 1 novembro 2016

0


enemO Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta terça-feira (1º) que o Enem 2016 será realizado normalmente no próximo final de semana, 5 e 6 de novembro, para 97,78% dos 8.627.195 inscritos em todo o país. Os 191.494 estudantes afetados pelas ocupações não serão prejudicados e farão nova prova nos dias 3 e 4 de dezembro. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que são 304 locais de aplicação de prova ocupados no país.

Em Vitória da Conquista foram afetados 4.152 inscritos, que fariam as provas no CETEP – Centro Territorial de Educação Profissional (antiga Agrotécnica Sérgio de Carvalho) – 504 alunos; Instituto Fed. de Educação, Ciências e Tecnologia da Bahia – IFBA (Antigo CEFET ) – 1.160 alunos; Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) – 1.292 e Universidade Federal da Bahia (UFBA) – IMS-CAT  – 992 alunos.

Ao todo, segundo balanço da União Nacional dos Estudantes (UNE), mais de mil locais, contando escolas estaduais e institutos federais do ensino médio e fundamental, estão ocupados em todo o país. Além de outras 135 instituições de ensino superior.

Para a presidente do Inep, Maria Inês Fini, a mudança não afeta os estudantes. “Não acredito que mais de um mês aumentará a vantagem de uns em relação a outros. O preparo para o Enem é feito durante todo o Ensino Médio”, afirmou. Contudo, o prazo de divulgação dos resultados da prova está mantido para o dia 19 de janeiro.

Segundo o Inep, a mudança dos locais de prova na véspera da aplicação colocaria em risco a segurança do Enem. O exame exige um plano logístico de distribuição do material, com rotas pré-definidas, escoltas policiais e efetivo policial destacado para a operação. A alteração desses locais implica em reprocessar todo o material para readequação da nova logística. O local requer, ainda, estrutura mínima para receber a aplicação, ter acessibilidade para deficientes físicos (banheiros adaptados, mobiliário adequado para cadeirantes, surdos, cegos e à faixa etária), além de salas extras e estudo de plano de risco.

enem-2Novos locais de prova – O Inep está preparando um plano logístico para garantir a segurança e tranquilidade da aplicação das provas no início de dezembro. Os novos locais de prova serão divulgados oportunamente. O instituto assegura que a nova aplicação será em tempo hábil para a utilização dos resultados no SISU, Fies e Prouni. Do ponto de vista da prova, os novos itens serão equivalentes, de modo a garantir a isonomia do Enem.

Veja na lista abaixo os locais cujas provas ficaram para dezembro e a respectiva quantidade de inscritos.

LOCAL INSCRITOS
CETEP – Centro Territorial de Educação Profissional (antiga Agrotécnica Sérgio de Carvalho) – BLOCO 01 – BLOCO 02 504

 

Inst. Fed. de Educ. Ciências e Tec. da Bahia – IFBA (Antigo CEFET ) – BLOCO ALFA – BLOCO BETA – BLOCO IX -BLOCO V – Bloco Novo
1.160
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) – MÓDULO I – UINFOR – MÓDULO II – DITORA – MÓDULO IV – PEDAGOGIA – Módulo III – ANTONIO LUIS- LUIZÃO 1.292
Universidade Federal da Bahia (UFBA) – IMS-CAT – Campus Anísio Teixeira – Bloco Único 992