Período de vestibular da UESB deve mudar por causa de novas datas das provas do ENEM

Posted on quinta-feira, 3 novembro 2016

0


vestibular-uesbA UESB deverá divulgar nos próximos dias o novo período para o vestibular, em razão da confirmação das novas datas para as provas de Enem dos inscritos que fariam o exame nos prédios de instituições de ensino ocupados pelos estudantes que protestam contra a chamada PEC da Maldade e contra a reforma do ensino médio. Nesta quinta-feira, a Justiça Federal no Ceará negou o pedido do procurador da República, Oscar Costa Filho, do Ministério Público Federal (CE) de suspensão das provas do Enem 2016 previstas para ocorrer nos dias 5 e 6 de novembro em todo o país. Na decisão, de caráter liminar, a juíza Elise Avesque Frota diz que “apesar da diversidade de temas que inafastavelmente ocorrerá com a aplicação de provas de redação distintas, verifica-se que a garantia da isonomia decorre dos critérios de correção previamente estabelecidos”.

Costa Filho pediu na quarta-feira (2) a suspensão do Enem em todo o Brasil devido à ocupação em escolas onde mais de 191 mil candidatos fariam a prova. De acordo com o MEC, essas pessoas fariam a prova em nova data, 3 e 4 de dezembro. O procurador da República no Ceará entendeu que, devido à teoria de resposta ao item, os candidatos fariam a prova com o mesmo nível de dificuldade, mesmo em datas e com exames diferentes. No entanto, conforme o procurador, a redação com temas diferentes traria desequilíbrio na seleção, o que “fere a isonomia” do concurso.

Em Vitória da Conquista, foram são 4.152 os inscritos que fariam as provas em escolas e campus universitários ocupados: CETEP – Centro Territorial de Educação Profissional (antiga Agrotécnica Sérgio de Carvalho) – 504 alunos; Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Bahia – IFBA (Antigo CEFET ) – 1.160 alunos; Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) – 1.292 e Universidade Federal da Bahia (UFBA) – IMS-CAT  – 992 alunos.

Mas, a mudança de data afeta um número muito maior, simplesmente todos os inscritos no vestibular da UESB. No início da semana, a universidade divulgou nota em que diz que a decisão do MEC de marcar nova data para o ENEM de modo a não prejudicar os alunos que fariam provas nas escolas ocupadas “coincide com a data do Vestibular Uesb 2017, agendado para os dias 4 e 5 de dezembro,” e que a Comissão Permanente do Vestibular (Copeve), “em breve, divulgará as medidas adotadas para solucionar a questão”.