Brasília

Altura do La Vue continua indefinida, mas Geddel não cai

Imagine uma queda do 23º andar de um prédio. Era o previsto para o ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima. Em termos figurados, claro. Denunciado pelo ex-ministro da Cultura, Marcelo Calero, de que havia feito pressão para que ele (Calero) interferisse para mudar uma decisão do Iphan nacional em benefício de um projeto de seu interesse particular, o baiano Geddel Vieira Lima, todo poderoso presidente do PMDB baiano e ministro de confiança do presidente Michel Temer, era dado como o sexto ministro a deixar o atual governo. Mas, na tarde desta segunda-feira, o presidente mandou dizer que Geddel fica. Considerando que o presidente é quem manda, pelo menos por enquanto, o ministro baiano não cai.

O anúncio foi feito pelo porta-voz da Presidência da República, Alexandre Parola, confirmando informação que já havia sido antecipada pela colunista do G1 e da GloboNews Cristiana Lôbo. Segundo Parola, “o presidente da República faz dois anúncios. Em primeiro lugar, o ministro Geddel Vieira Lima continua à frente da Secretaria-Geral da Presidência [Secretaria de Governo]”.

O caso do Geddel x La Vue já está sob análise da Comissão de Ética Pública da Presidência, que na manhã de hoje votou favoravelmente à abertura de um processo para apurar a conduta de Geddel. A decisão da comissão, no entanto, só será conhecida após o dia 14 de dezembro, em razão de pedido de vista do conselheiro José Saraiva (coincidentemente o único indicado pelo presidente Temer para a Comissão).

Assim, se não disser ou não fizer mais nada que possa criar embaraços para o governo ou para si no governo, Geddel, que não tem papas na língua e não é dado a floreios quando diz o que pensa, continuará sendo um dos homens fortes do presidente e o mais importante defensor do governo Herzem Gusmão em Brasília, de onde promete trazer recursos para os projetos que o novo prefeito quer implantar em Vitória da Conquista.

Leia a nota emitida pelo Palácio do Planalto sobre o episódio de Geddel:

“Em primeiro lugar, o ministro Geddel Vieira Lima continua à frente da Secretaria-Geral da Presidência [sic]. O presidente Michel Temer ressalta, adicionalmente, que todas as decisões sob responsabilidade do Ministério da Cultura são e serão encaminhadas e tratadas estritamente por critérios técnicos, respeitados todos os marcos legais e preservada a autonomia decisória dos órgãos que o integram, tal como ocorreu no episódio de Salvador.”

la-vue-e-geddel

A expectativa agora é saber se o La Vue sobe com 30 andares, como querem os futuros moradores, a exemplo de Geddel, ou fica em 13 como quer o Iphan,

ATUALIZAÇÃO: O conselheiro Saraiva desistiu do pedido de vistas e a Comissão de Ética da Presidência da República abriu, na noite de segunda-feira (21), o processo para investigar a conduta do ministro baiano.

Entenda o caso:

Após pedir demissão do Ministério da Cultura, Marcelo Calero afirmou que a razão principal de sua saída do MinC teria sido a pressão feita por Geddel, seu colega de ministério, para que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão subordinado ao Ministério da Cultura, mudasse parecer que determinava a mudança do projeto do edifício de alto luxo La Vue Ladeira da Barra, reduzindo sua altura de 30 para 13 andares. Geddel, que comprou o apartamento no 23º andar (o prédio tem 24 apartamentos e uma cobertura), teria pressionado Calero a determinar que o Iphan nacional acatasse parecer anterior do Iphan da Bahia e liberasse o empreendimento.

Conheça melhor o La Vue Ladeira da Barra e veja se vale a pena brigar por ele.

— Atualização: Geddel teve que deixar o ministério quatro dias depois desta postagem. Caiu no dia 25 de novembro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s