Moradores da zona rural se queixam de falta de água para beber e Herzem define com Exército retomada da Operação Carro-Pipa

Posted on terça-feira, 10 janeiro 2017

0


Moradores dos distritos e povoados de Vitória da Conquista começaram a reclamar da falta de água potável, diante da estiagem que castiga o município há mais de três anos. O atual governo municipal ainda não publicou decreto de emergência nas áreas atingidas pela seca, que justifica a contratação de carros-pipas e a renovação do convênio com o Exército Brasileiro, responsável pela Operação Carro-Pipa. Um dos queixosos, o jovem Vinícius Ferraz, postou um comentário em publicação da prefeitura na página oficial do órgão no Facebook, destacando a falta de água para beber no distrito de Veredinha.

“Em Veredinha, zona rural de Vitória da Conquista tá faltando água potável, Sr. prefeito… O que vcs vão fazer pela gente aqui ? Até agora nada ainda …. os pipas que abasteciam aqui não estão vindo mais! O povo tá de olho … a população de Veredinha tá necessitada de água potável!”, reclamou Vinícius. Segundo ele, os carros pipas não têm ido ao mais à localidade. “Aqui em casa tivemos que comprar água de um carro pipa de Cândido Sales … E aqueles que não podem comprar água como ficam ? Aqui também não podemos ficar comprando água sempre não! Um carro pipa custa em média 300 reais …. pelo que tô vendo até agora não fizeram nada … só estão fazendo contas e contas o povo quer saber de trabalhão. Não é ficar fazendo teorias pra analisar o governo passado, não ! Põe a mão na massa! O que passou quem tem que investigar é a Polícia Federal…”, desabafou Vinícius Ferraz em seu comentário no Facebook.

Coincidentemente, quase ao mesmo tempo em que Vinícius postava a sua queixa, hoje (10), o prefeito Herzem Gusmão recebeu no gabinete militares do 19º Batalhão de Caçadores, responsável pela Operação Carro-Pipa que distribui água potável para a zona rural de Vitória da Conquista. Também participaram da reunião, o coordenador da Defesa Civil, Ubaldino Figueiredo, e técnicos do setor. Na ocasião, o prefeito elogiou o trabalho realizado pela Operação Carro-Pipa e colocou a prefeitura à disposição para atender as demandas apresentadas pelo Exército. “Esse órgão presta um serviço relevante à Vitória da Conquista, que tem uma região que sofre muito com longos períodos de estiagem”, disse.

reuniao-herzem-exercito

Prefeito Herzem ouve comandante da Operação Carro-Pipa em reunião no gabinete nesta terça (10)

Situação de emergência – Segundo Herzem Gusmão, ainda esta semana será renovado o decreto que coloca o Município em situação de emergência nas áreas localizadas no semiárido como Bate-Pé, Iguá, José Gonçalves, Pradoso, Cercadinho e Inhobim. “A intenção é que Conquista continue com 38 caminhões-pipas levando água a várias localidades em função do longo período de estiagem. Estamos renovando a parceria com o Exército e com o Ministério da Integração Nacional, portanto essa é uma boa notícia”, comentou o prefeito.

O tenente Almeida, do 19 BC, desejou sucesso ao novo governo e afirmou:“Esperamos cooperar com sua administração. Só de estarmos aqui já demonstra o interesse do senhor com o programa. Vamos juntos cumprir nossa nobre missão de levar água de qualidade a quem precisa”.

Com informes e fotos da Coordenação de Comunicação/PMVC