Prefeito Herzem Gusmão manda fazer reformas no Esaú Matos, que sofre com goteiras e infiltrações

Posted on quinta-feira, 2 fevereiro 2017

0


O primeiro compromisso do prefeito Herzem Gusmão e da equipe de governo, na manhã desta quinta-feira, 02, foi uma visita ao Hospital Esaú Matos, mantido pela Fundação de Saúde de Vitória da Conquista. O prefeito vistoriou o início de um levantamento que está sendo feito pela Secretaria de Infraestrutura, a pedido da direção da unidade, para a realização de reparos emergenciais.

herzem-no-esau

Prefeito (de gravata) assegura prioridade para melhorar Esaú Matos

Um dos problemas estruturais identificados foi no telhado da unidade. Há vários pontos sem a cobertura adequada, o que tem provocado infiltrações nas paredes, além do surgimento de mofo nas salas e nas enfermarias. Com a previsão de chuva para os próximos dias, por determinação do prefeito, a Secretaria de Infraestrutura iniciou os primeiros reparos já na manhã de hoje, em caráter de emergência. Uma equipe de obras reforçou a cobertura nos pontos mais críticos.

“Já sabemos de histórico  de goteiras, vazamentos no telhado aqui na Fundação; inclusive, prejudicando e atrapalhando os serviços que são realizados pela unidade. Por isso todos os secretários, Finanças, Infraestrutura, Gabinete Civil, junto com o prefeito, estiveram aqui pra gente conseguir fazer esse foco emergencial para buscar uma solução rápida”, afirmou o diretor geral da Fundação, Felipe Bittencourt.

Segundo a Secretaria de Infraestrutura, será necessária uma reforma maior no prédio do Esaú Matos, que envolve toda a parte estrutural, manutenção e melhoria das instalações. “O governo está realizando um trabalho integrado para viabilizar uma reforma maior na Fundação. O telhado recebeu prioridade por causa da urgência, mas iremos concluir os estudos a fim de resolver os demais problemas identificados”, disse o secretário de Infraestrutura, José Antonio Vieira.

MAIOR BANCO DE LEITE DA BAHIA

A Fundação de Saúde de Vitória da Conquista realiza mais de 900 atendimentos por mês, entre obstetrícia, pediatria e UTI neonatal. Além de Vitória da Conquista, a unidade também atende aos 73 municípios pactuados. Já o Banco de Leite do Esaú Matos, implantado em 2004, é o que tem maior volume de coleta e de distribuição da Bahia, tendo recebido, pelo quarto ano consecutivo, a Certificação Ouro em “Excelência em Bancos de Leite Humano”, emitido pelo Programa Iberoamericano de Bancos de Leite Humano, em parceria com o Ministério da Saúde.

Os números justificam: 407 bebês foram beneficiados pelo Banco de Leite Humano da Fundação de Saúde de Vitória da Conquista no último ano. Somente em 2016, o serviço coletou 1128 litros de leite, graças às doações de 974 mães. No total, foram 1011 litros de leite distribuídos, o que dá uma média de 84 litros por mês. “Acredito que isso se dá pelo próprio empenho da equipe, pela sensibilização e intensificação do trabalho que é feito aqui no Hospital com as mães, a respeito da importância da doação de leite e da amamentação”, afirma Adriana Vasconcelos, coordenadora do serviço.