Anúncios
Administração Pública Política Política Conquistense Política e Governos Prefeitura de Vitória da Conquista Vitória da Conquista

Burburinhos do poder: possibilidade de racha no governo Herzem. Hoje teve até boato de exoneração de secretário

“Notícia é o que alguém, em algum lugar, não quer ver publicada; o resto é propaganda”. William Randolph Hearts, editor americano (29 de abril de 1863 – 14 de agosto de 1951)

O BLOG vai tratar deste assunto ciente de que provocará uma forte reação dos apoiadores do prefeito Herzem Gusmão, em especial daqueles que estão no governo. Mas, a harmonia de que, muitas vezes, falaram membros da equipe e o próprio prefeito, já tem trincados, aqui e ali pequenos sinais de fissuras. Conta-se na Holanda -cuja maior parte do território fica abaixo do nível do mar – que, há muitos e muitos anos, um pequeno buraco em um dos diques que protegem o país poderia ter causado uma grande destruição, se um menino chamado Peter não tivesse percebido que pingava água daquele pequeno buraco e não o tivesse fechado com um dedo. Como na história do buraco no dique que poderia ter inundado a Holanda, já tem gente no governo vendo fendas ameaçadoras, a exigir o dedo de um Peter salvador.

E o filete de água que escorre dos pequenos buracos na barragem governista começa a ser percebido fora do governo. E, para traduzir o sentido figurado disso tudo, a água não escapa à toa. Tem dedos fazendo o movimento contrário ao do holandesinho Peter. Grupos de WhatsApp e até postagens em redes sociais mais abertas registram a provocação de pequenos embaraços para o governo, como os questionamentos das nomeações do secretário de Comunicação, André Ferraro, e de Roberta Miranda Silva, que – nomeada para a Coordenação de Gestão de Programas de Governo, da “extinta” Secretaria de Governo – está exercendo a função de assessora direta de Herzem, atuando no gabinete.

Nos dois casos há quem veja “fogo amigo”, do qual também teriam sido alvos a secretária de Finanças, Marivone Batista, e o secretário de Administração, Paulo Williams, vítimas do que teria sido uma calculada amplificação dos decretos que revogaram algumas funções que o prefeito Herzem Gusmão tinha delegado aos dois. Por fim, hoje ventilou-se em alguns pontos da cidade onde se fala de política e de governos, que um dos secretários, tido como um dos mais fortes no começo do governo Herzem, estaria, como se diz na gíria política, na “corda da bamba”, “teria subido no telhado” e sua exoneração, segundo os comentários, pode acontecer ainda esta semana, senão amanhã.

O BLOG quis saber do próprio Herzem sobre essa possibilidade, mas não recebeu resposta à mensagem até a postagem desta nota. O secretário de Comunicação também foi consultado e ele negou que qualquer um dos secretários esteja de saída, neste momento, quer seja por iniciativa própria ou por decisão do prefeito. A informação da exoneração do secretário, tratada como boato pelo governo, é mais um sinal de que as fendas existem. As ruas não inventam, ecoam. E o papel da imprensa é questionar, em busca do esclarecimento, obrigação do governo.

Uma das pessoas que conversaram com o BLOG sobre os buracos na barragem governista sugeriu que fossem colocadas no texto duas passagens do Novo Testamento que tratam sobre as dissensões entre os cristãos. Minha fonte acredita que Herzem, por basear seu governo na fé e querer uma administração correta e harmoniosa, irá ler e se sentir aconselhado. Eu não creio que o prefeito vá concordar. É mais fácil ele, sua equipe e seguidores nas redes sociais entenderem que as tentativas de provocar dissensões vão de fora para dentro. No caso, estimulados por este BLOG e outros que questionam os poucos equívocos da administração nestes 37 dias de governo. É mais fácil pensar assim e se defender assim.

Mas, vamos lá, não custa reproduzir as passagens bíblicas sugeridas.

Na carta escrita pelo apóstolo Paulo para os Romanos, ele diz em seu capítulo 16, versículo 17: “Recomendo-lhes, irmãos, que tomem cuidado com aqueles que causam divisões e colocam obstáculos ao ensino que vocês têm recebido. Afastem-se deles.” Antes, em Mateus, 12, versículo 25, Jesus já havia exortado que: “Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá”.

“Notícia é o que alguém, em algum lugar, não quer ver publicada; o resto é propaganda”. William Randolph Hearts, editor americano (29 de abril de 1863 – 14 de agosto de 1951)

Anúncios

0 comentário em “Burburinhos do poder: possibilidade de racha no governo Herzem. Hoje teve até boato de exoneração de secretário

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: