Prefeitura começa a mudar árvores de lugar em Conquista

Posted on sexta-feira, 10 fevereiro 2017

0


Uma operação chamada de “transplantio” está sendo realizada pela Prefeitura de Vitória da Conquista, segundo a secretária de Meio Ambiente, Luzia Vieira, para adequar as árvores às áreas urbanas, de acordo com o tipo de árvore e o espaço que ela ocupa. A ação começou pela Avenida Juracy Magalhães, onde, segundo Luzia, foram plantadas árvores erradas, “inadequadas para as dimensões dos canteiros. “Infelizmente, no governo passado, foram plantadas ali árvores de grande porte. Não se pode plantar um ipê, um flamboyant, onde se tem um canteiro de espaçamento reduzido”, afirmou a secretária, que participou da administração passada, na mesma Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), até abril de 2015, quando foi exonerada pelo então prefeito Guilherme Menezes.

retirada-de-arvores-na-juracy-magalhaes-1Segundo Luzia Vieira, a SEMA vai aproveitar o período de chuva para retirada das mudas plantadas nos lugares errados. Elas serão levadas para o horto mantido pela prefeitura para, futuramente, ser plantadas em áreas verdes (sic). Um novo replantio com espécie adequada para as dimensões dos canteiros será feito na Juracy Magalhães.

Outro exemplo citado pela secretária é o plantio de duas árvores de grande porte na rótula da Avenida Rosa Cruz com a Avenida Olívia Flores, que segundo ela, atrapalham a visão dos motoristas e devem ser tiradas dali. Luzia pediu compreensão da população.”Se virem [a SEMA] tirando alguma muda, nós estamos tendo cuidado de fazer um transplantio, vamos cuidar, vamos adubar e vamos levar para plantar em áreas corretas”.

A partir de segunda-feira, 13, o Centro de Educação e Cultura Glauber Rocha e a Avenida da Integração também a receberão este tipo de intervenção, segundo nota da Secretaria de Comunicação, que não informa quais os tipos de árvores serão plantadas na Juracy Magalhães, no lugar dos Ipês e Flamboyants retirados pela Secretaria do Meio Ambiente. Nem quando.

Fotos: Secom/PMVC