Conquista começa discussões para a conferência municipal de igualdade racial

Posted on segunda-feira, 8 maio 2017

0


Marcada para acontecer no dia 3 de junho deste ano, a 5ª Conferência Municipal de Igualdade Racial, que terá o tema “A Década dos Afrodescendentes e as Políticas de Igualdade Racial em Vitória da Conquista”, teve no domingo, 7, na Rede de Atenção e Defesa da Criança e do Adolescente, a sua primeira pré-conferência, com o início das discussões sobre as políticas públicas para o setor.

Pré-conferência Igualdade RacialO encontro reuniu movimentos sociais negros e representantes de religiões de matrizes africanas, grupos de capoeira, mulheres negras, comunidades quilombolas, juventude negra e indígena. Além de tratar sobre a quinta edição da conferência municipal, os participante discutiram aspectos do Plano Municipal de Igualdade Racial.

A 1ª Pré-Conferência foi promovida pelo Conselho Municipal de Igualdade Racial e contou com o apoio da Coordenação Municipal de Igualdade Racial. “As discussões foram com os movimentos sociais e a sociedade civil. E foi justamente para discutir as políticas públicas”, informou Beto Gonçalves, coordenador responsável pela área.

No próximo dia 20, as discussões prosseguem, no mesmo local. Na ocasião, os grupos de trabalho deverão tratar da educação das relações étnico-raciais, do combate ao racismo, à LGBTfobia e à intolerância religiosa, além das estruturas de gestão das políticas de igualdade racial (PIR), do plano municipal e do estatuto estadual de PIR.