No dia que nega reajuste de salário a servidores prefeitura de Conquista faz almoço para garis

Posted on terça-feira, 16 maio 2017

0


O sindicato já anunciou: vai ter greve até o prefeito Herzem Gusmão mudar de opinião e aceitar reajustar os salários dos servidores da prefeitura de Conquista. A categoria reivindica aumento de 10% e quer que o valor do vale alimentação seja depositado diretamente na conta do empregado e não pago com cartão magnético. A administração municipal diz que atendeu a 42% da pauta do Sinserv, incluindo aumento de 25% no auxílio-alimentação e a sinalização de um plano de saúde cooperado, ambos a partir de julho, mas aumento salarial nenhum, nem mesmo a reposição inflacionária.

Os servidores afirmam que houve aumento na receita líquida, o que é fato, já que, á exceção do IPTU nenhuma das receitas próprias caiu e os repasses federais subiram, havendo sobra de caixa. Já a administração municipal alega que o reajuste não é possível porque é preciso manter o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal, que determina um percentual de 51,3% das receitas correntes de líquida com pagamento de pessoal. O Sinserv rebate dizendo que o número de contratos temporários aumentou mais de 300% e que há gastos excessivos, dando como exemplo a contratação de assessorias jurídicas, três, além dos oito procuradores e 12 advogados efetivos.

FESTA PARA O GARI

Enquanto em assembleia na Câmara de Vereadores, na manhã desta terça-feira, o sindicato decidia pela greve, a administração municipal fazia uma festa para os funcionários da limpeza pública, em comemoração a Dia do Gari. A prefeitura tem 350 servidores trabalhando nessa função e a Torre, empresa que cuida da coleta de lixo, mais 300.

Herzem fala aos garis

Herzem fala sobre a importância do gari

A festa dos garis começou com um café da manhã, teve serviços de saúde e beleza, apresentações culturais e musicais e sorteios de brindes. Ao meio dia, aconteceu um almoço com a presença do prefeito Herzem Gusmão, para quem a festa dada pela administração foi uma forma de valorizar o servidor público municipal. Depois de dizer que admira o trabalho dos garis, Herzem prometeu fazer um monumento para eles, “como existe em Aracaju”, homenageando o esforço, a dedicação e a contribuição que os profissionais dão a Vitória da Conquista. “Assim eu só tenho que agradecer”, disse o prefeito.

Garis dividem a boia com assessores

Garis dividem a boia com elegantes assessores

Na ocasião, o secretário municipal de Serviços Públicos, Esmeraldino Correia, lembrou que o trabalho dos garis é um dos mais importantes no município. “O gari está ali diariamente, trabalhando pela manhã, a tarde e à noite na limpeza e higienização da cidade, já que a limpeza pública é um vetor de saúde, de cuidado com o meio ambiente e de estilo de vida saudável”, disse.

Os garis presentes falaram sobre a homenagem. Para Nilzete de Jesus, que há três anos trabalha na Prefeitura Municipal, essa é mais uma demonstração de que os profissionais são valorizados por aquilo que fazem. Já Lúcia Betânia Lopes apreciou o momento de confraternização com os colegas. “Muitas vezes, na correria do dia a dia, não temos tempo para conversar com os nossos colegas e amigos, e o ambiente aqui está ideal para isso”.

COM TEXTO E FOTOS DA SECOM/PMVC