Vereadores pedem e Lagoa das Bateias será exclusiva para pedestres e ciclistas aos domingos

Posted on quinta-feira, 29 junho 2017

0


Lagoa das BateiasA Prefeitura de Vitória da Conquista definiu que o Parque da Lagoa das Bateias será fechado ao tráfego de carros em um período dos domingos, para que o local seja usado como área de lazer e esportes por pedestres. Com a medida, a administração atende a um pleito da comunidade que frequenta o parque. O pleito foi defendido na Câmara de Vereadores pela vereadora Lúcia Rocha (DEM) há algum tempo e mais recentemente pelo seu colega parlamentar Danillo Kiribamba (PCdoB). Os vereadores querem que os frequentadores que deixaram de visitar o parque por causa do abandono voltem a frequentá-lo.

Vale já a partir deste domingo, 2, quando o Parque da Lagoa das Bateias passará a ter funcionamento parecido com o que já acontece na Avenida Olívia Flores. A pista em volta da lagoa, situada no extremo oeste da zona urbana, terá parte de sua área interditada para o trânsito de veículos das 7  às 12 horas, ficando reservada exclusivamente à prática de atividades de lazer em geral. O trecho a ser fechado se inicia na ladeira que desce da Avenida Brumado (na qual há um canal de drenagem) e termina no desvio que dá acesso ao aeroporto Pedro Otacílio de Figueiredo.

Atividades – Cerca de 1,5 quilômetro – praticamente a metade do trajeto, que tem extensão total de 2,8 quilômetros – estará à disposição para quem quiser praticar caminhadas, corridas, ciclismo, patins, etc. A partir das 9 horas, a Coordenação Municipal de Esportes estará a postos com uma equipe de dançarinos e educadores físicos, que serão responsáveis por oferecer um “aulão” de zumba e ginástica.

Além do parque infantil, dos campos de futebol society e dos quiosques, o local oferece aos frequentadores o Museu de História Natural. Ali, o público pode conhecer animais empalhados de várias espécies presentes na fauna local.

Na outra metade da pista, o trânsito passa a correr em mão dupla enquanto durar a interdição parcial. Quem descer da avenida Brumado pela ladeira que margeia o canal deverá virar à esquerda e seguir no sentido da Avenida Alagoas – e vice-versa.

Limpeza e revitalização – Para que a ideia dessa iniciativa fosse viabilizada, a Prefeitura promoveu, no Parque Municipal da Lagoa das Bateias, uma força-tarefa que ocorreu durante as últimas semanas e envolveu as secretarias de Serviços Públicos e de Meio Ambiente. “Em linhas gerais, esse trabalho consistiu em fazer a limpeza geral do espaço e revitalizá-lo com o plantio de árvores”, informa o secretário de Serviços Públicos, Esmeraldino Correia.

(COM TEXTO E FOTO DA SECOM/PMVC)