Administração Pública

Leitores indicam praças feitas em Conquista por Guilherme Menezes

Em comentários à postagem em que o BLOG destaca a ação do prefeito Herzem Gusmão de abrir concurso para que estudantes de Vitória da Conquista possam apresentar projetos para a nova praça que será construída no bairro Patagônia, alguns leitores reclamaram que o blogueiro deixou de mencionar praças que teriam sido implantadas pelo prefeito Guilherme Menezes, que antecedeu Herzem na prefeitura. Na matéria, escrevi: “Salvo engano da minha memória, a última praça a receber tratamento para virar uma praça de verdade foi no governo Murilo Mármore, a Praça Mármore Neto, chamada de Praça do Boneco. Talvez os prefeitos Guilherme Menezes e José Raimundo Fontes tenham feito alguma, mas eu não sei qual. Se houver, farei o registro devido, com pedido de desculpas”.

Primeiramente, peço desculpas. Agora, vamos ver quais são as praças que os leitores disseram ter sido feitas por Guilherme. Luciano Marques, um dos que comentaram na página do BLOG no Facebook aponta uma praça que teria sido construída no bairro Nova Cidade, “quase no final da rua Cláudia Botelho, salvo engano foi entregue em 2013”.

Praça no Nova Cidade

Inauguração da Praça do Nova Cidade (2013)

A praça a que Luciano se refere é a Idaildo Rodrigues Chaves, entregue em abril de 2013. Naquele mandato, Guilherme ainda inaugurou a Praça Dão Barros, em maio de 2015. Em homenagem a um dos mais queridos e talentosos músicos conquistenses, a praça foi entregue com campo de futebol society, quadra poliesportiva, quiosque, equipamentos de ginástica, paisagismo, bancos de concreto e passeios adaptados.

Mas, como outros internautas, Luciano colocou na relação de praças feitas pelo governo petista o Centro de Artes e Esportes Unificados J. Murilo, que por ter sido pensado como praça permaneceu sendo tratado assim pela comunicação governamental e acabou ficando com o nome de Praça Ceus. Na verdade, o CEU é um equipamento murado, um complexo com vários espaços construídos, como biblioteca, auditório, um CRAS, telecentro (para aulas de informática), etc., erguido na Praça Virgílio Figueira, esta sim, embora desprovida das características que são comuns a uma praça, era uma praça. Mas, vale o registro dos leitores, afinal, o CEU é um equipamento da maior importância, construído com recursos do governo federal e inaugurado em 2016.

Praça da Juventude 1

Praça da Juventude

Mas, das praças construídas em governos petistas, a mais lembrada é a Praça da Juventude, tanto pelos que aplaudem como pelos que a criticam. O representante comercial Vando Nascimento e o professor Antonio Carlos foram enfáticos em apontar a “omissão” do BLOG ao não falar dessa praça e de outras. A Praça da Juventude foi inaugurada em setembro de 2013, como espaço multiuso, para lazer, educação e cultura, incluindo laboratório com mostras da fauna e flora do local, auditório com capacidade para cem pessoas, academia ao ar livre, parque recreativo e um anfiteatro. Desde que foi entregue, a Praça da Juventude foi subutilizada e também recebeu críticas de muitos que consideraram um erro sua localização, por interferir na Reserva Florestal do Poço Escuro.

O advogado Alexandre Aguiar é um dos principais críticos. No seu comentário, ele afirma que “a Praça da Juventude é uma concretagem sem escrúpulos nas imediações do leito do Rio, em total desprezo a nascente do Poço Escuro e o principal veio de água deste Planalto da Conquista, no Sertão da Ressaca. A Praça da juventude já nasceu velha e ninguém vai lá utilizar aquele elefante branco”. Já o produtor cultural e radialista Pedro Alexandre Massinha questiona: “De que adianta construir praças se não lhes dão vida? A única que temos com esse propósito é a Tancredo Neves. A da Escola Normal, está assumindo esse papel. A do Viaduto, bonita pra se ver. A Nossa Senhora dos Verdes, a do Alto Maron, a Sá Barreto e a Murilo Mármore, fazem pena. Mas ainda há tempo de corrigir essa insensibilidade. A ideia da praça na Patagônia é muito boa”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s