Saúde Pública

Prefeitura de Conquista lamenta morte de criança e diz que regulação estadual não deu resposta a tempo

Recebemos nota enviada pela secretária de Governo da Prefeitura de Vitória da Conquista, Geanne Oliveira, informando que a criança que morreu, segundo a Defensoria Pública, em decorrência de falta de assistência determinada em ordem judicial, pelas secretarias municipal e estadual de saúde, teve todo atendimento necessário por parte do Hospital Esaú Matos (Fundação de Saúde de Vitória da Conquista), e que não houve resposta em tempo hábil da regulação estadual à solicitação de transferência do recém-nascido para outro hospital com especialidade no atendimento de seu problema (má formação cardíaca).

UTI Neonatal do Esaú 2

A criança foi atendida na UTI neonatal do Esaú Matos, uma das melhores da Bahia (Foto de arquivo)

“A Secretaria Municipal de Saúde informa que a recém-nascida Heloysa Lisboa de Carvalho era natural da cidade de Barra do Choça, cidade que não está sob responsabilidade da SMS de Vitoria da Conquista. Mesmo assim, através da Fundação de Saúde de Vitória da Conquista, a criança recebeu todo o cuidado que estava ao alcance, inclusive o suporte de UTI que foi prestado de imediato. A SMS ressalta, ainda, que a cirurgia que a criança necessitava era de alta complexidade e é oferecido, na Bahia, apenas em dois hospitais em Salvador. Lamentavelmente, a regulação estadual não encontrou leito para receber a criança não dando o retorno necessário em tempo oportuno.”

O BLOG não recebeu qualquer informação, nota ou contato das secretarias de Saúde e/ou de Comunicação, optando por aguardar uma hora, antes de postar a nota enviada por Geanne Oliveira, fazendo-o quando não podia mais esperar.

Anúncios

1 resposta »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s