Anúncios
Administração Pública Educação

Ponto para Herzem: Conquista quer implantar método educacional de sucesso de Sobral

O prefeito Herzem Gusmão anunciou que vai trazer para Vitória da Conquista o modelo educacional implantado no município de Sobral (CE), que se tornou referência nacional. Conquista será um dos seis municípios fora do estado do Ceará a contar com essa parceria, segundo a secretaria de Comunicação da prefeitura. “Esse modelo será extremamente importante para a política educacional que estamos implantando no município. Pretendemos, com a experiência de Sobral, melhorar a educação básica em Conquista e fazer com que a gente avance nos resultados do Ideb”, enfatizou o prefeito Herzem Gusmão.

Já a partir deste mês, os técnicos que atuam na secretaria municipal de Educação de Sobral, virão ao município realizar um diagnóstico da rede municipal de ensino, para, em seguida, apresentar uma proposta de adequação local visando a melhoria das metas educacionais no município, tendo como foco o Ensino Fundamental I e o ensino de português e matemática.

O sucesso do modelo educacional de Sobral pode ser medido pelo êxito dos alunos nas provas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A meta federal prevista para 2021, de 6,1 pontos, já foi superada no município desde 2011. A proposta de educação sobralense se destacou de tal forma que foi a base para o projeto nacional de ensino, que vem sendo implementado em mais de 5.300 municípios a partir de 2013,

Herzem em uma escola 2
Herzem quer Conquista com os índices de Sobral na educação

Com seriedade é possível

Nas redes sociais algumas pessoas reagiram com desconfiança à proposta do prefeito, afirmando que a administração municipal não tem capacidade de gerir uma política educacional como a experimentada no município cearense. Para justificar sua desconfiança, internautas apontaram a falta de transporte escolar e de pessoal que atrasa em cerca de dois meses o início do ano letivo na zona rural. Mas, há como colocar em prática, sim, um modelo educacional exitoso como o de Sobral, com boa assessoria e seriedade na gestão da educação.

Não foi preciso gastar muito dinheiro no Ceará. Lá no estado e em Sobral o que ocorreu foi a aplicação correta e bem direcionada dos recursos. Para repetir a experiência por aqui, também não pode faltar incentivo (financeiro e em treinamento) aos professores e aos trabalhadores do setor, inclusive os que cuidam da gestão. Se o prefeito Herzem Gusmão transformar o discurso em prática, com investimento na qualidade do espaço e da estrutura escolar, na merenda, e valorizar o diálogo e os professores, é possível, sim, colocar a educação municipal de Vitória da Conquista no patamar de Sobral e dos demais municípios cearenses.

Anúncios

1 comentário em “Ponto para Herzem: Conquista quer implantar método educacional de sucesso de Sobral

  1. O prefeito Hérzem é homem só de discurso, não de prática. Passados 15 meses de governo, continua a fazer promessas como se ainda estivesse em campanha eleitoral.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: