Anúncios
Administração Pública Política Uncategorized

Mudança no governo Herzem: Ivan deixa bem sucedida Sesep para assumir a roça de abacaxi que é a Mobilidade Urbana

Até sábado, dia 7, o secretário de Mobilidade Urbana, Esmeraldino Correia, terá que deixar o cargo que ocupa, por força da lei eleitoral, que determina a desincompatibilização de secretários municipais seis meses antes da data da eleição (7 de outubro). Para o lugar dele, o prefeito Herzem Gusmão já escolheu Ivan Cordeiro, que dirige a Secretaria de Serviços Públicos (Sesep), a pasta que, atualmente, tem maior visibilidade – e credibilidade popular – na atual administração. A Sesep foi a secretaria assumida por Esmeraldino no início da administração, tendo sido remanejado para a Semob em setembro passado.

Esmeraldino
Esmeraldino Correia será candidato a deputado estadual pelo PSDB

Na Mobilidade Urbana Esmeraldino imaginou que ganharia em popularidade, contando com os efeitos da execução dos serviços de reasfaltamento de ruas e avenidas, que tinham (e têm) recursos garantidos desde a administração anterior. Até agora, no entanto, as pesquisas existentes demonstram que é mínimo o ganho do pré-candidato a deputado estadual apoiado pelo prefeito. Entre as explicações para o insucesso de Esmeraldino nas pesquisas – que não podem ser divulgadas sem registro, mas existem -, incluem-se: o desgaste com a crise do transporte coletivo, situação da Viação Vitória, a invasão e a dificuldade de regulamentação das vans e os “confusotórios” do trânsito.

Ivan no pé da obra (2)
Ivan “no pé da obra”, supervisionando pessoalmente ação da Sesep

Já Ivan Cordeiro, que Herzem demorou para perceber o valor, tem tirado de letra a tarefa na Sesep. A secretaria tem a missão de prestar serviços básicos, como trocar lâmpadas, capinar canteiros, varrer a cidade, cuidar dos cemitérios, manter as feiras organizadas, etc. e, em nenhum governo, ninguém se destacou estando à frente dela. Ivan Cordeiro conseguiu. Primeiro, porque realmente trabalha muito, está sempre “no pé da obra”, como se diz; tem sabido distribuir as ações geograficamente, passando a sensação de que a cidade toda é beneficiada por seu trabalho e, além de tudo isso, ele sabe se comunicar. Se relaciona bem em vários campos da sociedade e da política, ouve e fala com a imprensa, sabe colocar a sua ação na mídia, principalmente nas redes sociais.

Não se sabe se é porque Ivan tem esse sonho – ele é uma pessoa que pensa na organização do espaço urbano, na movimentação de pessoas – ou se é apenas a vontade de Herzem Gusmão, provavelmente porque não tenha quadro melhor na administração para esse remanejamento, mas a saída dele da Sesep para a Semob, lhe tira de um setor em que, trabalhando muito, ele tem sucesso, para uma secretaria em que quase tudo é pepino. Por mais que Ivan saiba se comunicar e dar destaque a suas ações, o asfalto que a prefeitura coloca nas ruas e avenidas principais, por exemplo, é um “mérito” dividido, pelo menos, por três: Semob, Emurc e Infraestrutura, que é citada aqui só porque existe oficialmente. E ele ainda terá os mesmos abacaxis que Esmeraldino enfrentou e um novo, que está vindo por aí: a fábrica de multas dos pardais e radares que já foram anunciados pelo atual secretário. Resumindo: leal, Ivan vai para o sacrifício, em nome do projeto político do grupo.

Anúncios

0 comentário em “Mudança no governo Herzem: Ivan deixa bem sucedida Sesep para assumir a roça de abacaxi que é a Mobilidade Urbana

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: