Anúncios
Ações Governamentais Educação

IFBA de Conquista vai capacitar jovens do programa Cidadão Aprendiz, em convênio com prefeitura e Ministério do Trabalho

 

image
Jovens selecionados para participar do programa de inclusão coordenado pela PMVC, IFBA e MT (Foto: Divulgação)

O Instituto Federal da Bahia (IFBA) assinou, na manhã da última quarta-feira (20),  convênio com a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista e o Ministério do Trabalho (MT), que vai proporcionar a 30 jovens a oportunidade de aprendizagem profissional por meio do programa Cidadão Aprendiz. Caberá ao IFBA promover a qualificação teórica dos jovens beneficiados. A parte prática do programa ficará a cargo da prefeitura, que receberá os jovens em suas secretarias. Para que o Cidadão Aprendiz fosse concretizado foi fundamental a parceria da empresa EPCL Empreendimentos, que será responsável pelo contrato de aprendizagem. Com esse contrato, o jovem terá direitos trabalhistas, com salário mínimo proporcional à jornada, FGTS com alíquota de 2%, vale transporte e seguro de vida.

Para viabilizar o programa as entidades participantes começaram a definir seu formato e modo de operação em novembro do ano passado, com a presença do pró-reitor de extensão do IFBA, José Roberto Oliveira. O Cidadão Aprendiz é um programa vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES) e busca inserir jovens em situação de vulnerabilidade social ou econômica no mercado de trabalho.

Para o prefeito Herzem Gusmão, esse é somente o pontapé inicial. “Essa experiência vai se estender a outras prefeituras da região e outras empresas, indústrias, comércio, serão todos conclamados a estar inseridos nessa proposta de resgate aos jovens sem oportunidade”, afirma. O diretor de ensino do IFBA, Manoel Nunes, acredita que esse projeto é essencial para que haja uma interação entre a instituição de ensino e a comunidade externa. “Com isso, o IFBA está cumprindo uma de suas missões, que é a de extensão, de trabalhar junto com a comunidade, abrindo suas portas”, completa.

Os jovens também terão acesso, quinzenalmente, aos setores do campus: psicólogos, pedagogos, engenheiros ambientais, técnicos em segurança do trabalho e mais de acordo com suas necessidades. Além disso, o IFBA oferecerá também uma capacitação virtual, através do Portal de Inovação e Qualidade – InQ.ifba, que é coordenado pela professora Graça Bittencourt e os alunos de Sistemas de Informação Lidiana Vieira, Lorena Leal e Ricardo Lima. O papel do portal é cuidar da gestão educacional – lista de presença, aferição de resultados, provas etc. Para a professora Graça, além de todo o benefício social que o convênio traz, ele também beneficia o portal: “A gente uniu o útil ao agradável, porque a gente teve a visibilidade que a gente queria, e também pôde demonstrar a capacidade virtual que nós temos”.

– Com texto de Patrícia Sousa, estagiária supervisionada/IFBA. 

Anúncios

0 comentário em “IFBA de Conquista vai capacitar jovens do programa Cidadão Aprendiz, em convênio com prefeitura e Ministério do Trabalho

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: