Anúncios
Sociedade

Prêmio lançado pela OAB homenageia o advogado e professor Ruy Medeiros

Ruy Medeiros 1
Ruy Medeiros é um dos palestrantes mais requisitados sobre a história de Conquista

Um dos nomes mais respeitados da comunidade jurídica baiana e uma das principais personalidades da história de Vitória da Conquista,  o professor, historiador e advogado Ruy Medeiros, 71 anos, foi homenageado com a criação do Prêmio Ruy Medeiros de Direito Público, lançado pela subseção conquistense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O  concurso  premiará  artigos jurídicos sobre Direito Público, na categoria da advocacia e é aberto a advogados e advogadas de toda a Bahia. As inscrições estão abertas até o dia 16 de julho. Para mais informações clique aqui.

 

Bira OAB
Para Ubirajara Ávila, Ruy Medeiros é exemplo para jovens e experientes advogados e advogadas.

Ruy Medeiros já foi conselheiro federal da OAB e ocupou também o cargo de presidente da Subseção de Vitória da Conquista, hoje sob gerência do jurista Ubirajara Ávila, para quem “Ruy é referência de competência, honradez, conhecimento e determinação. Até hoje atende a todos os chamados da OAB, principalmente no combate à violação de prerrogativas dos colegas e na defesa dos direitos dos menos favorecidos. Tenho em Ruy a figura do porto seguro da nossa profissão e essa homenagem é justa diante da sua grandeza e da completude do seu legado”.

Além de professor de Direito e advogado atuante, Ruy Medeiros preside a Comissão de Diretos Humanos da OAB. “Eu tenho atuado bastante e me identificado com as causas abraçadas pela OAB em nível nacional, estadual e local. Isso me dá não só visibilidade, mas também faz com que as pessoas conheçam a minha atuação e a minha contribuição para o campo do Direito Público, e não apenas como advogado de causas individualizadas”, conta.

Modesto, ele diz que a homenagem é uma grande generosidade dos atuais dirigentes da OAB de Conquista: “Acredito que eu esteja recebendo esse preito mais em decorrência da generosidade dos meus colegas por apreciaram a minha trajetória dentro da Advocacia. É claro que nós temos outros advogados merecedores, talvez até mais, de homenagens como essa que eu recebo”.

Para Luciana Silva, diretora do Conselho Editorial da Subseção e professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), dar ao prêmio o nome do professor Ruy Medeiros consolida o seu papel de referência para a comunidade jurídica como símbolo de resistência e de atuação profissional comprometida com os valores democráticos e com a responsabilidade profissional. “Ruy é um grande jurista, advogado combativo e intelectual primoroso. Para os advogados e advogadas que ingressam na profissão, ele é um exemplo inspirador”, destaca Luciana.

Uma trajetória de 45 anos

Ruy Medeiros iniciou a trajetória como advogado no início de 1973, logo depois de conquistar a sua carteira da OAB. Cerca de dois anos antes, havia se formado em Direito. Ao longo dos seus 45 anos de carreira, se dedicou bastante ao Direito Administrativo e ao Direto Civil, advogando, principalmente, causas relacionadas à posse e à propriedade. Foi procurador jurídico da Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores e, desde 1977, exerce essa mesma função na Arquidiocese de Vitória da Conquista. “Tem sido uma vida de muito trabalho, o qual eu sinto que é reconhecido pela comunidade. E com meus 71 anos, continuo trabalhando normalmente como há 10, 15 anos”, relata Ruy.

Sua atuação como professor começou ainda na década de 70. Ministrou aulas para turmas do antigo ensino ginasial e também do ensino médio. Sua carreira docente na Uesb começou na década de 1980, antes da criação do curso de Direito. Após quatro anos, rescindiu seu contrato e, em 1999, retornou à instituição para lecionar as disciplinas Teoria da Constituição e Direito Constitucional, logo quando foi criada a graduação.

— Com textos de Patrick Moraes (Ascom Uesb) e Alexsandro Andrade (Ascom OAB)

Anúncios

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 56 anos de idade, 40 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

0 comentário em “Prêmio lançado pela OAB homenageia o advogado e professor Ruy Medeiros

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: