Anúncios
Eleições Política

José Ronaldo acusa Rui Costa de má fé e falta de escrúpulos, em resposta a críticas do governador sobre gestão em Feira

Depois de ter sua gestão como prefeito de Feira de Santana criticada por Rui Costa (PT), o pré-candidato a governador pelo Democratas, José Ronaldo, acusou o governador de falta de escrúpulos, segundo ele, por querer desvirtuar uma informação. Ronaldo referia-se à afirmação feita por Rui Costa, em entrevista à rádio Metrópole de Salvador, na terça-feira (10), de que o Samu Regional, com base em Feira, não funciona, apesar de o Ministério da Saúde enviar ambulâncias para todos os municípios baianos. Segundo o governador, a administração municipal de Feira de Santana “nunca se dispôs a operar essa tarefa”

O petista também criticou a educação no município feirense, que foi administrado por José Ronaldo até o início de abril deste ano. “Em Feira de Santana, como em Salvador, o governo do Estado tem mais alunos matriculados no fundamental do que o Município. Em 80% da Bahia os municípios assumiram, mas em Feira temos 23 mil alunos matriculados no ensino fundamental que representa 64% de todos. Em Salvador, 80 mil matriculados na rede estadual fundamental. Esses dados você pode acessar no site do MEC. Prova quem é que cuida da educação e saúde nos municípios”, afirmou Rui Costa.

Para José Ronaldo, o governador está desinformado. Segundo ele, Rui Costa age de má fé ao alegar que a cidade, a maior da região, teria se negado a assumir a coordenação do Serviço de Atendimento Médico de urgência. “O Samu de Feira de Santana iniciou suas atividades em setembro de 2004. O serviço sempre foi um desejo da região, mas algumas prefeituras não aderiram alegando falta de recursos. Apenas Irará e Conceição do Jacuípe implementaram o sistema juntamente com Feira”.

José Ronaldo afirmou que os demais municípios não aderiram ao processo de regionalização por “questões de financiamento inerentes a cada Base descentralizada”. “Feira de Santana, como sede do Samu regional com a Central de Regulação de Urgência, sempre articulou esse processo e mantém diálogo contínuo com gestores e equipe técnica regional na perspectiva de orientar e ampliar a regionalização das urgências na microrregional. O que se observa é a falta de escrúpulos do governador ao querer desvirtuar a informação. Não se pode aceitar isso de um gestor público”.

Para reforçar a resposta dada por José Ronaldo, a Rui Costa, a assessoria do pré-candidato do DEM acrescentou a nota distribuída à imprensa, declaração da  Secretaria da Saúde de Irará garantindo que a base descentralizada do Samu do município, que funciona desde setembro de 2016, conta com o município Feira de Santana como base regional. Segundo a nota “de setembro de 2016 até hoje, nunca houve descontinuidade dos serviços prestados pela base regional de Feira de Santana”.

EDUCAÇÃO

O ex-prefeito de Feira rebateu também a declaração do governador do PT com relação ao número de alunos inscritos no Ensino Fundamental em Salvador e Feira de Santana. “Rui do PT quer insinuar que o governo tem mais alunos matriculados, como se fosse uma disputa entre governo e prefeitura. A assessoria dele sabe muito bem que historicamente, há mais de 40 anos, o governo estadual mantém em vários municípios da Bahia parte do ensino fundamental II”.

Para José Ronaldo, o governo do PT quer encontrar falhas onde não é possível.  “Não existe rivalidade nisso. Ao contrário, o estado recebe recursos do Fundeb para esse propósito. É muito importante que ambos invistam na educação. Feira sempre investiu bem acima do mínimo exigido pela Constituição. O estado tem que cumprir suas obrigações construindo escolas. No atual governo praticamente não houve construção de novas escolas. Ao longo do tempo, muitas vagas foram sendo municipalizadas. O que o governo do PT quer é tentar achar alguma brecha para criticar. Ficou feio, governador”, criticou José Ronaldo.

Rui abraça José Ronaldo (2)
Sorrisos ficam no passado e pré-candidatos sobem o tom (Foto: Manu Dias/Secom GOVBA)

— COM TEXTO DA ASSESSORIA DE IMPRENSA DA PRÉ-CAMPANHA DE JOSÉ RONALDO

Anúncios

0 comentário em “José Ronaldo acusa Rui Costa de má fé e falta de escrúpulos, em resposta a críticas do governador sobre gestão em Feira

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: