Anúncios
Administração Pública Poder Legislativo

Mesmo em recesso da Câmara de Vereadores Comissão de Saúde leva demandas ao secretário Juca Fernandes

A Câmara de Vereadores está em recesso e as sessões legislativas só retornarão no dia 1º de agosto, mas as comissões permanecem funcionando. Na terça-feira (17) a Comissão de Saúde a se reuniu com o novo secretário municipal de Saúde, Juca Fernandes, nomeado no mês de junho. Durante o encontro, a comissão explicou sua atuação como agente fiscalizador das unidades do Sistema de Saúde Único (SUS) e apresentou demandas urgentes. A comissão é presidida pela vereadora Márcia Viviane (PT) e tem como membros os vereadores Adinilson Pereira (PSB) e Cícero Custódio (PSL).

Papel da Comissão – Viviane Sampaio explicou que as visitas às estruturas que envolvem os serviços de saúde pública do município são formas de acompanhar o andamento da cidade e promover esse contato entre Comissão e o Executivo Municipal. “No ano passado fizemos essa rodada de visitas, tanto nas unidades de saúde do SUS, quanto na rede credenciada, e enviamos à Secretaria de Saúde as solicitações. O principal papel da comissão é fiscalizar o serviço, apesar de também fazer o trabalho de assessoria e encaminhamento”, informou.

Reunão vereadores e secretário de Saúde
Reunião contribuiu para que o novo secretário conhecesse o funcionamento da comissão e as  demandas que chegam diariamente à Câmara de Vereadores

SAMU 192 – Dentre as situações que precisam ser regularizadas com urgência, Viviane destacou as ambulâncias do SAMU 192.  No ano passado, a comissão identificou que apenas 50% da frota de ambulâncias estavam em circulação, o restante estava em manutenção. Em maio desse ano, foi realizada nova visita da Comissão ao SAMU 192, a pedido do Ministério Público Federal (MPF) que solicitou um relatório para verificar se houve melhorias no serviço. Viviane informou ao secretário de Saúde que durante a visita pode-se observar que a situação continua a mesma e pediu que o problema seja resolvido com urgência.

Lixo Hospitalar – Outra problemática que, após denúncia da comissão, resultou em representação do MPF, diz respeito ao descarte incorreto do lixo hospitalar verificado em unidades básicas de saúde. Ao esclarecer o fato ao secretário, Viviane reforçou a atuação da comissão como agente fiscalizador.

Posto de Saúde de São Sebastião – Já o vereador Adinilson Pereira (PSB) solicitou que sejam regularizados os atendimentos na unidade de saúde de São Sebastião, zona rural do município. Ele informou que as consultas foram reduzidas. “As pessoas estão dormindo na fila para serem atendidas”. Na oportunidade, o vereador sugeriu também que a construção da fábrica de temperos, na Lagoa das Flores, que está inativa, seja transformada em um posto de saúde para atender os moradores do bairro e das comunidades do Choça e Chácara Guarani.

Trabalho conjunto – Para Juca Fernandes, a comissão e a Secretaria de Saúde devem trabalhar unidas em prol das melhorais do sistema de saúde do município. “Recebemos de braços abertos à comissão da Câmara. Independente de qualquer questão que seja identificada como incorreta, estamos aqui para colaborar com o munícipe, com o cidadão e com as pessoas que mais precisam do serviço de saúde da nossa cidade”, afirmou. “A comissão é muito importante para dar esse retorno, para nos ajudar e colaborar no sentido de melhorar cada vez mais a saúde”, completou. O secretário afirmou também que é importante que todas as solicitações da comissão cheguem à Secretaria e se comprometeu em atender as demandas apresentadas.

– Com texto e foto da Ascom/CMVC

Anúncios

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 56 anos de idade, 40 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

0 comentário em “Mesmo em recesso da Câmara de Vereadores Comissão de Saúde leva demandas ao secretário Juca Fernandes

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: