Pessoas no Prefeitura Móvel
Mais de duas mil pessoas compareceram ao evento

Ideia iniciada em 2017, com a primeira edição no Centro Glauber Rocha, no bairro Brasil, o projeto Prefeitura Móvel alcançou aproximadamente 23 mil pessoas, segundo a Secretaria Municipal de Comunicação. Nas seis primeiras edições foram 20 mil atendimentos e nesta sexta-feira (20), na Escola Municipal Paulo Setúbal, no distrito de Inhobim, mais 2.722 pessoas foram beneficiadas com serviços oferecidos pelas secretarias e muitos puderam levar suas demandas diretamente ao prefeito Herzem Gusmão, que despachou o dia inteiro no distrito.

Herzem atende na Prefeitura Móvel Inhobim
Prefeito atende lideranças e moradores de Inhobim

Segundo o prefeito a atividade funciona com uma prévia do trabalho da sub-prefeitura que ele pretende criar para a localidade. “Isso aqui é um exercício para a subprefeitura que queremos implantar aqui em Inhobim, para que o governo verdadeiramente alcance a zona rural, que tem 11 distritos e 304 povoados. Tão extensa que tem 3 mil quilômetros de estrada”. Além de Inhobim o Prefeitura Móvel já esteve nos distritos José Gonçalves e Bate-Pé, que também receberão sub-prefeituras, conforme promessa do prefeito.

Todas as secretarias municipais participam do evento. A ação facilita o acesso a serviços do Cartão SUS, do Bolsa Família Móvel, atendimento médico e odontológico, exames médicos, vacinação e serviços de assistência social foram algumas das ações oferecidas. Além disso, a comunidade também contou com distribuição de manivas e de mudas de umbu gigante, emissão do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir) e orientações sobre o Garantia Safra.

A Economia Solidária também esteve presente, com oficinas de artesanato e doação de matéria-prima para os artesãos. O projeto Educarte levou brinquedos e atividades lúdicas para as crianças, com apresentações musicais e muita brincadeira.

MORADORES ELOGIAM

Poliana e as filhas no Prefeitura Móvel
Poliana foi com as filhas

A lavradora Poliana Rocha saiu do Assentamento Arizona para participar da ação. Ela levou as três filhas para vacinação e atendimento odontológico. Poliana opina que o Prefeitura Móvel facilita a vida da população rural. “Para a gente foi muito bom, para não precisarmos ir a Conquista”, disse, e acrescentou afirmando que não teve que pagar passagem até Conquista e n à tarde.

João Otacílio dos Santos, conhecido como Dão, destacou o fato de o distrito ter recebido um evento inédito. “Porque nós temos várias passagens e muitos anos de Prefeitura e nunca tivemos uma mobilidade igual essa aqui. A Prefeitura sendo instalada em Inhobim, todos os órgãos da Prefeitura atendendo aos anseios e reivindicações da comunidade. Agradeço e parabenizo o prefeito por estar cumprindo aquilo que ele prometeu”.

AÇÕES PRÉVIAS

Como parte da programação do Prefeitura Móvel, uma série de outras frentes de trabalho vieram sendo desenvolvidas em Inhobim ao longo da semana. Mutirão de limpeza, Operação Cata-Bagulho, Operação Tapa Buraco e reposição de lâmpadas foram algumas das ações executadas pela Secretaria de Serviços Públicos. Enquanto isso, a Secretaria de Meio Ambiente trabalhou no mutirão de poda, suspensão de copas das árvores do canteiro central do distrito e na construção de uma pequena praça na rotatória, com quatro canteiros fixos, onde serão plantadas espécies resistentes ao sol.

Na Escola Municipal Paulo Setúbal, que sediou o evento, foi realizada a reforma de um muro, que vinha ameaçando a segurança da comunidade escolar e dos transeuntes. Melhorias em iluminação e nos sanitários também foram realizadas. Além disso, a Secretaria de Agricultura, em parceria com a Secretaria de Educação, implantou uma horta na escola. Ela será mantida pelos próprios alunos, por meio de atividades educativas