Anúncios
Segurança Pública Violência

Conquista: depois de muitos anos, quantidade de assassinatos em um mês não chega a dois dígitos. Foram seis em julho

Cai quantidade de assassinatos em Vitória da Conquista. Em julho foram apenas seis. Números mensais sempre passaram de dois dígitos

Até a terça-feira, 31, quatro pessoas tinham sido assassinadas em Vitória da Conquista. Foram 15 dias sem homicídios. Mas, com duas mortes no último dia do mês, a quantidade subiu para seis. Não dá para comemorar quando seis pessoas são assassinadas, porém, em se tratando do quadro de violência que vem se registrando no município nos últimos anos, é importante destacar o fato. Para efeito de comparação, desde 2013, o mês de julho com menor quantidade de homicídios foi, justamente, naquele ano: dez mortes.

Morto na Morada do Pássaros_LI
Uma das vítimas foi morta no Morada dos Pássaros e ja tinha sido preso mais de uma vez por tráfico de drogas, segundo a PM (Foto: BlizConquista)

Até o mês passado foram 109 assassinatos (média 18,16 por mês, três vezes mais que os números de julho), a maioria dos casos ligada à guerra do tráfico de drogas.

Em matéria publicada no dia 20 de julho, o BLOG mencionou a avaliação de uma autoridade policial que pediu para não ser identificada*. Segundo a fonte, a queda nos números da violência não se trata de milagre ou coincidência, mas decorre de investimentos na estrutura policial, da melhora significativa do trabalho de inteligência das polícias civil e militar e de uma ação mais coordenada de identificação dos pontos mais propensos à violência e dos líderes de grupo e gangs criminosas, que são combatidos com maior efetividade. Com operações pontuais e constantes, a polícia tem obtido sucesso na redução do poder das gangs e muitas se deslocam para outras regiões.

Rondesp armas e drogas 1
Com ação pontual e eficaz a PM vem tirando armas e drogas dos traficantes

Por enquanto, os dados disponíveis no site da Secretaria da Segurança Pública (SSP) são apenas de janeiro a março, quando foram registrados 55 homicídios, sendo 54 homicídios dolosos e um latrocínio.

Julho 2013 Julho 2014 Julho 2015 Julho 2016 Julho 2017 Julho 2018
Homicídios dolosos
10
Homicídios dolosos
11
Homicídios dolosos
13
Homicídios dolosos
11
Homicídios dolosos
11

Homicídios dolosos
6

 

Latrocínio
1

Latrocínio
1
  Latrocínio
1
 
  Lesão Corporal seguida de morte
1
Lesão Corporal seguida de morte
1

Lesão Corporal seguida de morte
1

   

*  – A SSP proíbe as autoridades policiais locais de fornecer dados estatísticos. Nesta matéria foram utilizadas informações extraídas do blog BlitzConquista, do jornalista Frarley Nascimento, e do Blog do Rodrigo Ferraz.

Anúncios

0 comentário em “Conquista: depois de muitos anos, quantidade de assassinatos em um mês não chega a dois dígitos. Foram seis em julho

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: