Anúncios
Economia Educação Saúde

Feira de produtos orgânicos acontecerá toda sexta-feira no campus da Uesb em Vitória da Conquista

Depois do sucesso da primeira edição, a Feira Agroecológica da Uesb passará a ser realizada todas as sextas-feiras, das 9 às 21 horas, em frente ao Módulo Antônio Luís Santos (Luisão), no campus de Vitória da Conquista. A feira reúne pequenos produtores da região,com oferta de hortaliças, verduras, mel, ovos, plantas e uma série de produtos orgânicos e livres de agrotóxicos. Até cosméticos produzidos de forma natural podem ser encontrados.

Uma das motivações para o desenvolvimento da Feira Agroecológica foi o Projeto de Lei 6299/02, conhecido como “PL do Veneno”, que visa atualizar a lei dos agrotóxicos. “Se essa PL, de fato, for aprovada, haverá uma interferência na regulação, ou seja, vai facilitar a introdução de mais agrotóxicos no país, facilitar testes de novos agrotóxicos. É um momento crítico porque há uma tendência mundial de reduzir o uso de agrotóxicos, e a gente vê o contrário no Brasil”, defendeu Generosa Ribeiro, coordenadora da feira.

Além disso, Generosa destacou o papel de incentivo da produção de produtos orgânicos, bem como de consumo dos mesmos. “A promoção de feiras agroecológicas como essa vem mostrar para a comunidade que há uma alternativa de vida além desses agrotóxicos. É possível produzir alimentos limpos. Quando a gente divulga feiras como essa, estamos incentivando a continuidade dessa produção e valorizando o trabalho do pequeno produtor que não usa nenhum tipo de agrotóxico em sua produção”, pontuou.

feira-agroecologica-02 Michele Andrade
Michele Andrade

A artesã Michele Andrade é uma das participantes da Feira Agroecológica. Ela vem desenvolvendo uma produção própria de produtos dentro desse segmento, como batons, sabão, desodorante etc. “Eu tinha uma preocupação com a parte de alimentação, uma alimentação mais saudável, consumir mais orgânicos. Isso foi crescendo e acabei trazendo para a parte de cosméticos. A feira é uma fonte de informação, que eu posso divulgar meu trabalho, as pessoas conhecerem e também estimular essa consciência do que consumir”, explicou Michele.

Pesquisas desenvolvidas

Durante a feira, alunos do curso de Engenharia Florestal estiveram aplicando questionários para pesquisas coordenadas pela professora Daíse Cardoso, do Departamento de Fitotecnia e Zootecnia (DFZ). Questões de gestão de resíduos sólidos, bem como a identificação do perfil dos consumidores e dos produtores da feira estiveram em pauta nesse trabalho. Daíse ressaltou o olhar para os resíduos produzidos na feira em sua pesquisa: “ao final da feira, a gente vai avaliar a quantidade e o tipo de resíduo produzido, mas eu já percebi que não vai ser muito porque eles mesmo se responsabilizaram por isso, trouxeram sacolinhas de papel pra ninguém usar de plástico”.

feira-agroecologica-01
A Feira Agroecológica é uma iniciativa de servidores do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET) e do Setor de Apicultura e Meliponicultura da Uesb, e conta com o Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) como parceiro.

PUBLICIDADE

banner_600x100px_educacao_pmvc

 

Anúncios

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 56 anos de idade, 40 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

0 comentário em “Feira de produtos orgânicos acontecerá toda sexta-feira no campus da Uesb em Vitória da Conquista

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: