
Com o segundo Dia D de vacinação, ocorrido sábado (1º) em todo o país, aumentou a quantidade de crianças vacinadas contra poliomielite (paralisia infantil) e sarampo, mas os números ainda estão abaixo da meta, por isso o Ministério da Saúde determinou que os municípios prorrogassem a campanha por mais duas semanas. A meta é vacinar pelo menos 95% das crianças de 1 a 5 anos e até agora o percentual é de 88%, sendo que em Vitória da Conquista já foram vacinadas 17.072 crianças, ou 83,67% das 20.404 na faixa etária que deve ser atingida pela campanha.
A vacinação vai acontecer em todas as unidades de saúde da zona urbana e da zona rural. Segundo a Secretaria de Comunicação, a Secretaria Municipal de Saúde deve intensificar as ações de conscientização nos próximos dias com o objetivo de alcançar a meta.
A IMPORTÂNCIA DE VACINAR
A campanha contra o sarampo e a paralisia infantil é de extrema importância, já que as duas doenças podem comprometer seriamente a saúde das crianças e, em alguns casos, levar à morte. Aos pais e responsáveis cabe a conscientização de que a única forma de manter os pequeninos protegidos é vacinando.
A baixa procura pela vacina aconteceu em todo o Brasil. Por conta deste quadro, algumas medidas foram tomadas pelo Ministério da Saúde para atingir a meta, por exemplo, a realização de um segundo Dia “D”, que aconteceu no último sábado (01) em várias cidades do território nacional. Aqui no município, a Campanha teve início antes do previsto no calendário nacional, uma forma de buscar uma maior efetividade na cobertura vacinal das duas doenças.
