Anúncios
Eleições Política

Risco de conflito: blog anuncia carreata de Bolsonaro em Conquista no mesmo dia e horário de evento de Haddad e Rui.

Segundo nota publicada no Blog do Massinha, seguidores do candidato Jair Bolsonaro (PSL), que está em primeiro lugar nas pesquisas para presidente, anunciam uma carreata para o sábado (15), mesmo dia de atividade semelhante marcada pelos candidatos do PT, Rui Costa, governador, e Fernando Haddad, presidente da República. A carreata de Rui está prevista para começar a partir das 09:00, já a de Bolsonaro está anunciada para as 09h30.

De acordo com Massinha, “os eleitores do capitão Bolsonaro estarão concentrados no Bosque da Paquera, de onde sairão em carreata divulgando o presidenciável pelo PSL que continua hospitalizado depois de ter sido esfaqueado por um único cidadão na cidade mineira de Juiz de Fora.”

Prossegue a nota: “Os conquistenses acreditam na possibilidade de um grande número de admiradores do candidato compareça para prestigiar o evento. Segundo os organizadores, não existe nenhum responsável pelo convite, a ideia brotou de um grupo de admiradores que vêem no nome do deputado o ‘único capaz de colocar ordem no país, dar-lhe segurança e defender os ideais da família brasileira’, afirma um bancário de larga experiência na política de Conquista”.

Fotomontagem publicada no Blog do Massinha
Na fotomontagem do Blog do Massinha: Bolsonaro, Comandante Rangel (candidato a senador do PSL) e David Salomão (candidato a deputado federal do PRTB)

Pedro Massinha não cita fontes, mas fala como se a atividade estivesse confirmadíssima e encerra a nota dizendo que “pelo discurso e pelas bandeiras levantadas na Câmara Municipal, o vereador Davi Salomão deverá fazer parte do movimento convocado para a manhã de sábado.”

RISCO DE PROVOCAÇÕES

A nota do Blog do Massinha trouxe uma preocupação, neste momento tenso da eleição: trata-se apenas de uma coincidência que os partidários do candidato Jair Bolsonaro anunciem uma carreata para o mesmo dia da atividade de Haddad em Vitória da Conquista, mesmo tendo a agenda petista sido anunciada antes? A questão é válida considerando a possibilidade de um encontro entre militantes dos dois lados, com a possibilidade de desentendimentos. De qualquer forma, os dois grupos têm direito a realizar eventos de campanha na cidade, respeitado os horários definidos na lei e as regras de precedência estipulados na legislação pertinente e na resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Pela lei 9.504/97, que rege os atos de campanha política, a realização de qualquer ato de propaganda partidária ou eleitoral, em recinto aberto ou fechado, não depende de licença da polícia (Lei nº 9.504/1997, art. 39, caput), bastando que o candidato, o partido político ou a coligação que promover o ato faça a devida comunicação à autoridade policial com, no mínimo, 24 (vinte e quatro) horas de antecedência, a fim de que esta lhe garanta, segundo a prioridade do aviso, o direito contra quem pretenda usar o local no mesmo dia e horário (Lei nº 9.504/1997, art. 39, § 1º).

O parágrafo segundo da Resolução 23.551, válida para as eleições deste ano diz que “a autoridade policial tomará as providências necessárias à garantia da realização do ato e ao funcionamento do tráfego e dos serviços públicos que o evento possa afetar (Lei nº 9.504/1997, art. 39, § 2º)”.

 

Anúncios

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 56 anos de idade, 40 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

0 comentário em “Risco de conflito: blog anuncia carreata de Bolsonaro em Conquista no mesmo dia e horário de evento de Haddad e Rui.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: