Anúncios
Eleições Política

Transferência de votos de Lula começa a se confirmar e Haddad aparece em segundo lugar no Ibope. No 2º turno ele empataria com Bolsonaro

Em matéria originalmente publicada pelo BLOG logo depois da divulgação da pesquisa MDA/CNT Fernando Haddad (PT) (leia aqui) já aparecia na frente de Ciro Gomes (PDT), com 17,6%  e 10,8%, respectivamente, mas em todos os cenários de segundo turno apresentados, incluindo Ciro versus Jair Bolsonaro (PSL) e Ciro versus Haddad, o candidato do PDT vencia.

Nesta terça-feira (18) saiu pesquisa Ibope com Haddad consolidado em segundo lugar, com 19%, e Ciro Gomes com 11%, tendo Bolsonaro isolado na frente com 28,2%.  Os números são bastante similares à pesquisa MDA/CNT, em que o candidato do PSL também estava à frente, com 28,2%.

IMG_9700
Haddad em Conquista (Foto: Giorlando Lima)

Entretanto, como na pesquisa anterior, Ciro ainda é o único que aparece à frente de Bolsonaro, com um ponto percentual de vantagem, 40% a 39%, enquanto Haddad estaria empatado com o candidato do PSL em 40% a 40%.  O Ibope não testou cenário de 2º turno entre Haddad e Ciro, considerando que Bolsonaro é nome certo naquela etapa da eleição. Os números comprovam o crescimento do candidato do PT, confirmando a transferência dos votos do ex-presidente Lula, que foi impedido de participar das eleições e cumpre pena de prisão em Curitiba.

OS NÚMEROS

Jair Bolsonaro (PSL): 28%
Fernando Haddad (PT): 19%
Ciro Gomes (PDT): 11%
Geraldo Alckmin (PSDB): 7%
Marina Silva (Rede): 6%
Alvaro Dias (Podemos): 2%
João Amoêdo (Novo): 2%
Henrique Meirelles (MDB): 2%
Cabo Daciolo (Patriota): 1%
Vera Lúcia (PSTU): 0%
Guilherme Boulos (PSOL): 0%
João Goulart Filho (PPL): 0%
Eymael (DC): 0%
Branco/nulos: 14%
Não sabe/não respondeu: 7%

SEGUNDO TURNO

Haddad 40% x 40% Bolsonaro (branco/nulo: 15%; não sabe: 5%)
Ciro 40% x 39% Bolsonaro (branco/nulo: 15%; não sabe: 6%)
Alckmin 38% x 38% Bolsonaro (branco/nulo: 18%; não sabe: 6%)
Bolsonaro 41% x 36% Marina (branco/nulo: 18%; não sabe: 5%)

REJEIÇÃO

Bolsonaro: 42%
Haddad: 29%
Marina: 26%
Alckmin: 20%
Ciro: 19%
Meirelles: 12%
Cabo Daciolo: 11%
Eymael: 11%
Boulos: 10%
Alvaro Dias: 10%
Vera: 9%
Amoêdo: 9%
João Goulart Filho: 8%
Poderia votar em todos: 2%
Não sabe/não respondeu: 9%

Anúncios

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 56 anos de idade, 40 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

0 comentário em “Transferência de votos de Lula começa a se confirmar e Haddad aparece em segundo lugar no Ibope. No 2º turno ele empataria com Bolsonaro

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: