Anúncios
Administração Pública Educação

Conjunto Penal de Vitória da Conquista promove curso em parceria com governo federal e secretaria estadual de Educação

Na manhã desta segunda-feira (1º) foi realizada a aula inaugural do curso de Estamparia de Tecido para internos. O projeto veio a ser implementado através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), numa parceria entre os governos federal e estadual e o Conjunto Penal de Vitória da Conquista.

A turma contará com 15 alunos que se encontram cumprindo pena no regime fechado, e terá a carga horária de 200 horas, com previsão de quatro meses de duração. Entre as disciplinas a serem ministradas estão: Noções Básicas de Matemática, Efeitos Especiais de Estamparia, Silk Screen, Tecelagem, Quadricomia, Noções Básicas de Sáude e Segurança do Trabalho, entre outras.

WhatsApp Image 2018-10-01 at 18.37.56O evento contou com a participação do corpo diretivo do CPVC, coordenadores da Secretaria de Educação do Estado e do PRONATEC, professores e dos próprios internos da unidade. A coordenação do Curso ficará a cargo da professora Niltânia Brito e do professor Gilvan Souza, e pelo CPVC a coordenadora pedagógica Ana Rosa.

WhatsApp Image 2018-10-01 at 18.37.54De acordo com o capitão Gilberto Silva, da Polícia Militar, diretor da unidade, “é mais uma oportunidade que o CPVC proporciona aos internos, pois uma capacitação como essa pode viabilizar uma nova chance, sendo uma ferramenta facilitadora numa reinserção no mercado de trabalho. Isso é um fruto de um trabalho em parceria entre os governos federal e estadual e a empresa cogestora dessa unidade, que só tende a colher bons resultados”.

Para a coordenadora Pedagógica, Ana Rosa, “ações como essas fortalecem a política de ressocialização e promovendo a reintegração dos internos, além de ajudar na remição da pena e a profissionalização do interno, preparando para o mercado de trabalho após o cumprimento da pena, pois segundo a Lei de Execuções Penais, o condenado que cumpre a pena em regime fechado ou semiaberto poderá remir um dia da pena para cada 12 horas de frequência escolar”.

O Conjunto Penal de Vitória da Conquista é administrado no modelo de cogestão, entre o Governo de Estado e a empresa Socializa e conta também com o ensino através do projero de Educação de Jovens e Adultos e atividades laborativas como fábrica de sandálias, sabonetes, corte e costura, silk screen e oficinas de tela e pintura.

Anúncios

Jacobinense, conquistense, itabunense, baiano, brasileiro. Pai de Giorlando e Alice, minhas razões de viver; profunda e eternamente apaixonado pela vida. 56 anos de idade, 40 de labuta como jornalista, publicitário, marqueteiro, blogueiro. Minha ideologia é o respeito, minha religião é o amor.

0 comentário em “Conjunto Penal de Vitória da Conquista promove curso em parceria com governo federal e secretaria estadual de Educação

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: